sábado, 27 de abril de 2024
Criptomoedas

Diretor do Fed defende stablecoins como aliadas do dólar

Waller argumenta que a popularidade das stablecoins em dólar no DeFi reforça o papel dominante do dólar no sistema financeiro internacional

16 fevereiro 2024 - 11h57Por Redação SpaceMoney

O diretor do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, Christopher Waller, acredita que a popularidade das stablecoins atreladas ao dólar americano no setor de finanças descentralizadas (DeFi) pode estar ajudando a manter a dominância do dólar como moeda de reserva global. 

Em uma conferência sobre bancos centrais na quinta-feira (5), Waller destacou que cerca de 99% da capitalização de mercado das stablecoins está vinculada ao dólar. Ele observou que, embora muitos especulem sobre a substituição do dólar por criptomoedas como o Bitcoin (BTC), a maioria das negociações em DeFi utiliza stablecoins atreladas ao dólar. 

"Os criptoativos são de fato negociados em dólares americanos", disse Waller. "Portanto, é provável que qualquer expansão das negociações no mundo de DeFi simplesmente reforce o papel dominante do dólar." 

As duas maiores stablecoins por capitalização de mercado, Tether (USDT) e USD Coin (USDC), representam 90% da capitalização total de mercado de US$ 139,5 bilhões das stablecoins. Waller reconhece que o "rápido crescimento" das criptomoedas pode reduzir a dependência do dólar americano no futuro, representando um desafio ao seu status internacional. 

No entanto, ele afirma que ainda não há "erosão notável na dominância do dólar" e não acredita que a moeda americana perderá seu status de reserva global tão cedo. "Os acontecimentos recentes que alguns advertiram que poderiam ameaçar esse status o fortaleceram, pelo menos até agora."