terça, 16 de abril de 2024
Criptomoedas

Desvalorização cambial impulsiona alta do Bitcoin, diz CEO da ARK Invest

Cathie Wood diz que criptomoeda é vista como "apólice de seguro" contra regimes instáveis e políticas inadequadas

03 abril 2024 - 17h27Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Viktor Forgacs via Unsplash

A CEO da ARK Invest, Cathie Wood, atribuiu a recente alta do Bitcoin (BTC) à desvalorização de moedas nacionais em diversos países. Em entrevista à CNBC, Wood destacou que o BTC está se tornando uma "apólice de seguro" contra regimes instáveis e políticas fiscais e monetárias inadequadas. 

O Bitcoin acumula alta de mais de 130% nos últimos 12 meses, atingindo um pico histórico de US$ 73.800 em março. A alta coincide com o crescente interesse em ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unidos. Wood argumenta que, além da especulação, o Bitcoin está sendo buscado como proteção contra a perda de poder de compra e riqueza em países com moedas em desvalorização.  

"IA" da Amazon em mercados era trabalho humano na Índia
 

Ela cita como exemplos a Nigéria, onde a naira caiu 50% em nove meses, o Egito, com desvalorização de 40%, e a Argentina, que enfrenta desvalorização cambial contínua.“Acho que é  uma fuga para a segurança, tomando lugar, uma proteção contra a desvalorização, uma proteção contra a perda de poder de compra e de riqueza.".  

Wood também destaca a resiliência do Bitcoin em momentos de crise, como a ameaça da Grécia de deixar o euro em 2015, quando a criptomoeda subiu para US$ 250. “Vimos isso até aqui no ano passado nos Estados Unidos, os bancos regionais implodiram, o bitcoin subiu 40%”, destacou Wood.