sábado, 27 de abril de 2024
Criptomoedas

Consultores do Banco Central Europeu (BCE) reforçam críticas ao Bitcoin (BTC) e alertam para riscos

Autores dizem que valor justo da criptomoeda é zero

22 fevereiro 2024 - 09h52Por Redação SpaceMoney
Logo do BCE em Frankfurt, AlemanhaLogo do BCE em Frankfurt, Alemanha - Crédito: Reuters/Ralph Orlowski

Consultores do Banco Central Europeu (BCE) publicaram um artigo no blog do banco nesta quinta-feira (22), reforçando suas críticas ao Bitcoin (BTC) e alertando para os riscos que ele representa para os investidores e para o meio ambiente.  

Ulrich Bindseil e Jürgen Schaaf, autores do artigo, argumentam que o Bitcoin falhou em se tornar uma moeda descentralizada global, e que, em vez disso, se tornou alvo de fraude e manipulação. Eles criticam a aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), chamando-a de "as roupas novas do imperador nu". 

Para os autores, o valor justo do Bitcoin é zero, e outro ciclo de expansão e queda seria uma "perspectiva terrível", com "danos colaterais maciços", incluindo danos ao meio ambiente e redistribuição de riqueza para os "menos sofisticados". 

Bindseil e Schaaf argumentam que as transações de Bitcoin são "inconvenientes, lentas e caras", e que, fora da atividade criminosa na darknet, a criptomoeda "quase não é usada para pagamentos". Eles citam o caso de El Salvador, que concedeu ao Bitcoin o status de curso legal, mas não conseguiu estabelecer a moeda como um meio de pagamento de sucesso. 

Prefeitura de São Paulo implementa blockchain para oferecer mais segurança e transparência

O texto também critica a manipulação do preço do Bitcoin, a mineração que "continua a poluir o meio ambiente" e o uso de energia da criptomoeda. Eles mencionam os "pedidos de emergência" do Departamento de Energia dos EUA para coletar dados de uso de energia de mineradores de criptomoedas. 

Para os consultores do BCE, o Bitcoin não é adequado como investimento, pois não gera fluxo de caixa, não pode ser usado de forma produtiva como commodities e não oferece nenhum benefício social. Eles alertam que os "investidores de varejo com menos conhecimento financeiro" são atraídos pelo "medo de perder", o que os leva a "potencialmente perder o seu dinheiro". 

Em resposta ao artigo, o investidor em tecnologia climática Daniel Batton disse: "Isso é otimista. Depois que o BCE publicou a 'última posição do Bitcoin' - o Bitcoin subiu 197%. Continue com o FUD, BCE."