quarta, 22 de maio de 2024
Criptomoedas

Cerca de 50% de pré-vendas de tokens na Solana são fraudes, alerta empresa de segurança blockchain

Golpistas usam engenharia social para induzir usuários a interagir com contratos fraudulentos

11 abril 2024 - 19h02Por Redação SpaceMoney

A empresa de segurança blockchain Blockaid revelou que cerca de 50% das pré-vendas de tokens na rede Solana, realizadas entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, eram golpes. Os golpistas utilizam técnicas de engenharia social em canais como Telegram, Discord e Reddit para induzir os usuários a interagir com contratos inteligentes ou sites fraudulentos. 

O entusiasmo por memecoins, como a Book of Meme (BOME), gerou um aumento exponencial de 100 milhões de dólares em investimentos em pré-vendas de tokens na rede Solana no último mês.  

Segundo o CEO da Blockaid, Ben Natan, os golpistas estão focando tanto em memecoins quanto em projetos já existentes. "Nos últimos dias, vimos alguns dos projetos mais populares sendo alvo desses grupos", disse Natan ao CoinDesk. 

As pré-vendas são uma forma simples de arrecadar fundos e gerar recompensas para os usuários. A facilidade desse processo, no entanto, também levou a um aumento no número de tentativas de golpe.  

"A empolgação em torno das memecoins tornou os usuários mais propensos a buscarem novas oportunidades, o que pode levar à interação com agentes maliciosos", destacou Natan.