sábado, 04 de maio de 2024
Criptomoedas

Bitcoin (BTC) cai abaixo de US$ 43 mil em meio à venda por mineradores

Bitfinex aponta aprovação de ETFs e halving do BTC para queda do ativo

06 fevereiro 2024 - 13h30Por Redação SpaceMoney

A principal criptomoeda do mundo, o Bitcoin (BTC), caiu abaixo da marca de US$ 43 mil nesta terça-feira (6), em meio a uma onda de vendas por parte dos mineradores. Segundo analistas da Bitfinex, essa queda pode ser atribuída à recente aprovação de ETFs de Bitcoin à vista pela SEC, que levou os mineradores a realizarem lucros e se prepararem para o próximo halving da moeda. 

"Grande parte das recentes quedas de preços do Bitcoin, especialmente após a aprovação de ETFs de Bitcoin à vista pela SEC, podem ser atribuídas à venda por mineradores de Bitcoin, que usaram o aumento do BTC como um catalisador para sair, ou alavancar, suas posições", afirmam os analistas da Bitfinex em um relatório. 

Binance anuncia a deslistagem de Monero, (XMR), Aragon (ANT), Multichain (MULTI) e Vai (VAI)

O relatório apontou que após a aprovação dos produtos de investimento do BTC, as reservas do ativo caíram. “Na semana passada assistimos às maiores saídas de carteiras de mineradores já registradas, e mais vendas podem ser iminentes”. 

Outro fator que pode estar contribuindo para a queda do Bitcoin é a proximidade do próximo halving, que deve ocorrer em abril deste ano. O halving é um evento que ocorre a cada quatro anos, e que reduz pela metade a recompensa que os mineradores recebem por bloco. 

“A venda agora fornece o capital para as mineradoras atualizarem a infraestrutura e é um lembrete da influência significativa que as mineradoras têm na liquidez do mercado e na descoberta de preços”, acrescentaram os analistas.