domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Banco de Compensações Internacionais (BIS) propõe regras para regular stablecoins globais

BIS reconhece potencial dos ativos, mas alertam para riscos

01 março 2024 - 15h16Por Redação SpaceMoney
Sede do BIS na Basiléia, SuíçaSede do BIS na Basiléia, Suíça - Crédito: REUTERS/Arnd Wiegmann

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) divulgou na quinta-feira (29) um resumo de suas recomendações para a regulamentação de stablecoins globais, definidas como moedas digitais atreladas a ativos tradicionais, como o dólar americano, e com potencial para serem amplamente adotadas em diferentes países. 

O BIS reconhece o potencial das stablecoins para melhorar a eficiência dos serviços financeiros, mas também alerta para os riscos que elas podem representar à estabilidade financeira. As principais preocupações incluem a resiliência operacional, a segurança cibernética, o combate à lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. 

Elon Musk processa OpenAI e Sam Altman por desvio de princípios

As propostas do BIS visam estabelecer um marco regulatório global para stablecoins, com foco na cooperação internacional, na coordenação entre jurisdições e na partilha de informações. As medidas também buscam apoiar a inovação nesse campo e proporcionar flexibilidade para que cada país implemente suas próprias regras

“As recomendações procuram promover regulamentação, supervisão e supervisão consistentes e eficazes de GSCs e stablecoins com potencial para se tornarem GSCs em todas as jurisdições. Além disso, estas recomendações enfatizam uma abordagem tecnologicamente neutra que prioriza atividades e riscos subjacentes”, destacou o BIS.