sábado, 04 de maio de 2024
Criptomoedas

Autoridades da Coreia do Sul relatam aumento de 48,8% em transações cripto suspeitas em 2023

Órgãos intensificam combate a crimes financeiros envolvendo ativos virtuais

15 fevereiro 2024 - 10h35Por Redação SpaceMoney

A Unidade de Inteligência Financeira (UIF) da Coreia do Sul divulgou um relatório na quarta-feira (14) que revela um aumento de 48,8% nos relatos de transações criptos suspeitas em 2023 em comparação com o ano anterior. Foram registrados 16.076 casos em 2023, indicando um crescente uso de criptomoedas em atividades como lavagem de dinheiro, manipulação de mercado e comércio ilegal de drogas. 

Tether (USDT) sob investigação: Esquema de lavagem de dinheiro com criptomoedas é desvendado pela PF

A UIF atribui o aumento no número de relatórios à sua comunicação ativa com empresas de criptomoedas locais, incentivando-as a notificar atividades suspeitas. A agência também destaca um aumento de 90% no número de casos encaminhados para investigação pelas autoridades. 

O órgão está trabalhando na implementação de um novo sistema que suspenderá imediatamente transações virtuais suspeitas, permitindo que os procuradores realizem investigações antes que os fundos sejam transferidos. A previsão é que o sistema esteja pronto em março de 2024. 

A Alfândega da Coreia também está intensificando seus esforços para combater crimes relacionados a criptomoedas. A agência revelou que cerca de 88% das transações cambiais ilegais envolviam ativos virtuais, com alguns casos utilizando criptomoedas para ocultar liquidações e evitar impostos. Uma nova equipe dedicada a combater crimes de criptomoeda foi recentemente formada pela Alfândega.