domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Apesar de negar, Fed pode estar se preparando para lançar Moeda Digital do Banco Central

Deputado Tom Emmer postou documento que sugere que banco está "buscando um CBDC"

14 março 2024 - 14h39Por Redação SpaceMoney

Um documento sugere que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos (Fed) pode estar se preparando para lançar uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), contrariando suas declarações públicas anteriores.  

O líder da maioria republicana na Câmara dos Deputados, Tom Emmer, divulgou na quarta-feira (13) um documento que, segundo ele, recebeu da equipe do Fed durante uma apresentação ao Congresso. O documento lista a "Moeda Digital do Banco Central" como um dos "Deveres Chave" do banco central, que incluem emitir moeda e operar como agente fiscal do governo. 

Emmer, um dos principais opositores à criação de uma CBDC nos EUA, interpretou o documento como um sinal de que o Fed está "buscando um CBDC". Ele e outros membros do Congresso, como o senador Ted Cruz e o governador da Flórida, Ron DeSantis, argumentam que as CBDCs são ferramentas de vigilância e controle financeiro semelhantes às utilizadas pela China. 

Juiz do Reino Unido decide que Craig Wright não é Satoshi Nakamoto 

A vice-presidente do Fed, Lael Brainard, defende as CBDCs como uma forma de fortalecer o domínio global do dólar e garantir a "responsabilidade segura do banco central no ecossistema financeiro digital".  

O Fed ainda está em fase de pesquisa sobre CBDCs e não tomou uma decisão oficial sobre sua emissão. Em uma audiência no Senado no início deste mês, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central só emitiria uma CBDC com a aprovação do Congresso e que a privacidade do usuário seria uma prioridade máxima.