Credores começam a receber

Mt. Gox inicia reembolso em Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH) a credores

A exchange de criptomoedas Mt. Gox, que faliu em 2014, começou a reembolsar credores em BTC e BCH, impactando o mercado cripto

Mt.Gox
Mt.Gox. Reprodução: Shutterstock

A Mt. Gox, exchange de criptomoedas que faliu em 2014, deu início ao processo de reembolso em Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH) para alguns credores de reabilitação. A iniciativa, que começou nesta sexta-feira (5), pode trazer grandes impactos para o mercado cripto, principalmente para o BTC.  

Os primeiros reembolsos estão sendo realizados através de exchanges de criptomoedas designadas, seguindo o plano de reabilitação aprovado pela justiça. Segundo informações publicadas no X pela conta MtGoxBalanceBot, o saldo total de Bitcoin em carteiras conhecidas do administrador da Mt. Gox é de 94.457 BTC. Desse valor, 47.288 BTC já foram movimentados para iniciar os pagamentos. 

Para receber o reembolso, os credores de reabilitação precisam atender a algumas condições para receber o reembolso em Bitcoin, incluindo a confirmação da validade da conta. Além da concordância com os termos do Acordo de Recebimento da Agência e a conclusão das discussões entre o Administrador de Reabilitação e as exchanges designadas sobre os procedimentos de pagamento. 

História da Mt.Gox 

Fundada em 2010, a Mt. Gox foi uma das maiores exchanges de Bitcoin, processando 70% das transações globais da criptomoeda em seu pico. No entanto, em 2014, a exchange suspendeu saques e revelou ter perdido cerca de 850 mil BTC devido a uma falha de segurança. 

Após declarar falência em 2014, com dívidas muito superiores aos seus ativos, a Mt. Gox entrou em um processo de reabilitação civil em 2018. Mark Karpelès, ex-CEO da exchange, foi condenado por falsificação de registros financeiros em 2019. 

Detalhes do processo de reembolso em Bitcoin  

Credores que receberam o reembolso relataram ter recebido um e-mail da Mt. Gox Co., Ltd. O documento é identificado como a Devedora de Reabilitação, com Nobuaki Kobayashi, Advogado, como o Administrador de Reabilitação. O e-mail informa sobre a transferência da quantia de BTC/BCH reembolsável, incluindo o Reembolso Base, o Reembolso Antecipado em Parcela Única ou o Reembolso Intermediário. 

“Em 5 de julho de 2024, o Administrador de Reabilitação fez uma transferência de blockchain da quantidade de BTC/BCH reembolsável a você como o Reembolso Base e o Reembolso Antecipado em Parcela Única ou o Reembolso Intermediário.”