domingo, 28 de abril de 2024
Finanças

Como as novas tecnologias podem atrair mais investidores ao mercado de ações?

Ferramentas oferecem oportunidade de aumentar liquidez de ativos e ajudar investidores de diferentes níveis de capital a participarem de outros tipos de aplicações, que antes não estavam ao seu alcance

28 dezembro 2023 - 13h10Por Redação SpaceMoney

Um dos setores mais importantes para a economia do Brasil, o mercado de capitais, precisa se manter em constante evolução e se aliar a alternativas que ajudem a otimizar e, consequentemente, tornar o mercado mais acessível para os investidores. Com isso, o segmento tem apostado fortemente nas novas tecnologias para alavancar ainda mais os espaços de negociações.

“Não é novidade para ninguém que as novas tecnologias chegaram para ajudar os mais diferentes segmentos e isso não é diferente no mercado de capitais. Por meio delas, o mercado se torna ainda mais atraente para o público de fora, chamando a atenção até de investidores estrangeiros em potencial”, comenta Eduardo Carone, CEO e fundador da Atlas Governance, líder em soluções de governance tech na América Latina.

A exemplo disso está a Inteligência Artificial (IA), que vem promovendo mudanças no setor financeiro. Com a ajuda dela, profissionais têm sido capazes de realizar uma análise mais aprofundada de dados, se atentar a possíveis tendências que podem surgir no meio do caminho, tomar decisões mais assertivas e conhecer oportunidades de investimentos mais atraentes.

No caso do blockchain, os benefícios só crescem, isso porque esta tecnologia oferece a oportunidade de aumentar a liquidez de ativos, permitindo a divisão entre diversas pessoas e ajudando investidores de diferentes níveis de capital a participarem de outros tipos de investimentos, que antes não estavam ao seu alcance.

Então, em casos como este, se você for um investidor mais jovem, você ainda tem a possibilidade de participar de outros tipos de investimentos.

Outro grande exemplo de tecnologia que tem ajudado o mercado a se manter em constante crescimento é a aposta em big data, que chegou para auxiliar todos os investidores a lidarem com a enorme quantidade de informações que recebem, ajudando a identificar possíveis oportunidades de investimento e entender os riscos que cada um deles oferece, garantindo assim uma maior segurança para todos.

“A tecnologia é capaz de não só otimizar o dia a dia do mercado de capitais como também ajudar a elevar os resultados obtidos com cada um dos investimentos e, consequentemente, beneficiar os próprios investidores", comenta Carone.

"Como a nova geração já nasceu acompanhada das novas tecnologias, é de se esperar que com elas o mercado de capitais seja capaz de atrair a atenção de uma nova leva de investidores e, assim, manter o setor em pleno crescimento”, completa o executivo.