Ações

XP vê contraste entre Atacadão forte e Sam’s Club fraco nos dados do Carrefour (CRFB3)

Análise da XP aponta bom desempenho do Atacadão no do Carrefour, mas vendas do Sam’s Club recuam por efeito do dólar

XP vê contraste entre Atacadão forte e Sam’s Club fraco nos dados do Carrefour (CRFB3)

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou no domingo (13) os dados preliminares de vendas do primeiro trimestre de 2025. De acordo com a análise da XP, mesmo que o grupo tenha superado as projeções da casa, efeitos sazonais e cambiais influenciaram negativamente sobre algumas marcas da companhia — especialmente o Sam’s Club, que registrou retração no indicador de vendas mesmas lojas.

Resultado preliminar Carrefour (CRFB3)

A principal surpresa positiva em relação ao Carrefour veio do Atacadão, que apresentou avanço de 7% nas vendas brutas, com crescimento de 6,9% nas vendas mesmas lojas (SSS), ajustadas pelo efeito calendário.

O resultado representa uma aceleração em relação ao quarto trimestre de 2024, que havia registrado crescimento de 6,3%.

De acordo com os analistas Danniela Eigar, Gustavo Senday e Laryssa Summer, o bom desempenho do Atacadão foi impulsionado principalmente pelo aumento nos volumes do segmento B2B, beneficiado pelo avanço da inflação. 

Além disso, a expansão do parque de lojas do Atacadão do Carrefour contribuiu para a performance: foram 14 inaugurações no acumulado de 12 meses. Já as unidades convertidas a partir das lojas BIG mantiveram ritmo forte, com crescimento de 15% no SSS em relação ao trimestre anterior.

A presença de serviços também aumentou, chegando a 170 lojas, contra 157 no final do 4T24.

Varejo tradicional ainda sofre com reestruturação

Por outro lado, a operação de varejo alimentar do Carrefour ainda sente os efeitos da otimização da área de vendas.

A estratégia de redução de espaços e ajustes nos preços continuou a impactar negativamente o desempenho da bandeira, que viu as vendas brutas recuarem 9,5%. O SSS ajustado, porém, teve leve alta de 2,6%. 

Sam’s Club é o elo fraco do trimestre

O Sam’s Club teve desempenho abaixo do esperado. A rede do Carrefour teve avanço de apenas 2% nas vendas brutas na comparação anual.

A expansão de sete novas unidades no último ano não foi suficiente para compensar o fraco desempenho das vendas mesmas lojas, que caíram 4%.

Dois fatores principais explicam o queda: a valorização do dólar, que encareceu produtos importados e o impacto da sazonalidade da Páscoa.