segunda, 17 de junho de 2024
Ações

Vibra (VBBR3): Justiça suspende operações de distribuição por contaminação de benzeno no solo

Empresa terá que comprovar que não causou o dano ambiental ou que a substância lançada ao meio ambiente não era potencialmente prejudicial

07 junho 2024 - 10h35Por Redação SpaceMoney
Divulgação: Vibra EnergiaDivulgação: Vibra Energia - Crédito: Divulgação: Vibra Energia

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), suspendeu as operações da base de distribuição secundária da Vibra (VBBR3) em Teresina devido à contaminação do solo com benzeno, uma substância tóxica e cancerígena.

Essa suspensão foi motivada pela constatação de que a presença desse produto tóxico representava um risco potencial ao meio ambiente e à saúde humana, de acordo com uma vistoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Com isso, a empresa foi multada em R$ 25,5 milhões e teve suas operações de carregamento e descarregamento de combustíveis suspensas até que as medidas necessárias fossem tomadas.

A decisão do desembargador restabeleceu a suspensão aplicada pela secretaria e destacou a necessidade de a empresa comprovar que não causou o dano ambiental ou que a substância lançada ao meio ambiente não era potencialmente prejudicial.

As informações são do blog do Lauro Jardim no O Globo.

Tags: VBBR3, Vibra