domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

Venda da Amil não é registrada na ANS, mas negociações seguem para fase final

Mudança do controle societário da operadora precisará ser autorizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar

20 dezembro 2023 - 13h42Por José Chacon

A eventual venda da Amil por parte do grupo UnitedHealth - UHG (UNHH34), ainda não foi formalizada junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), conforme declarou a Agência na última terça-feira (19).

Caso seja decretada, a mudança do controle societário da operadora precisará ser autorizada pela ANS.

“Os critérios que a ANS analisa para autorizar ou não operações de assunção ou transferência de carteiras são baseados no cumprimento da regulação setorial. Dessa forma, a ANS não é favorável ou desfavorável a nenhum dos players envolvidos em negociações realizadas no setor sem que sejam analisados os critérios técnicos”, afirma a agência reguladora.

No entanto, nesta quarta-feira (20), uma publicação do colunista Lauro Jardim do O Globo, reafirmou que as negociações para a venda da Amil está em fase final e ao menos dois candidatos à compra da operadora (e também da rede de hospitais da UHG) fizeram acertos nas propostas originais que haviam entregue duas semanas atrás. 

As propostas vêm de José Seripieri Filho, o Junior, fundador da Qualicorp, e Nelson Tanure, controlador a Aliança Saúde, Gafisa (GFSA3), Prio (PRIO3), entre outras empresas.

Segundo a matéria,Tanure, que está sendo auxiliado pelo UBS e JP Morgan, tem nesta data uma reunião marcada em Nova York com altos executivos da UHG: Andrew Witty, CEO global, e Richard Mattera, o responsável pela venda da operação brasileira.

De acordo com as apurações de Jardim, o conselho de administração da UHG nos EUA vai discutir o assunto na quinta-feira (21). Mas não é certo que o martelo da venda seja batido nesta reunião.

Contém informações do O Globo.

 

Tags: Amil, ANS, UHG