domingo, 28 de abril de 2024
Ações

Vale (VALE3) desembolsa R$ 2,70 bilhões por fatia de 45% da Cemig (CMIG4) na Aliança Energia

Mineradora vai buscar potenciais parceiros para essa plataforma

27 março 2024 - 20h26Por Lucas de Andrade

A Vale (VALE3) celebrou contrato para a aquisição da totalidade da participação de 45% da Cemig GT, da Cemig (CMIG4), na Aliança Energia, empresa de capital fechado.

A transação foi sujeita à aprovação pela assembleia-geral de acionistas da Cemig GT e a condições precedentes usuais, como a anuência de órgãos competentes.

Após sua conclusão, a Vale vai passar a deter 100% do capital da Aliança Energia.

A decisão foi ponderada no contexto do plano de desinvestimento da Cemig GT, tornado público em 2020.

Na condição de sócia no empreendimento e quando considerado que a Vale utiliza, atualmente, a maior parte da energia gerada pela Aliança Energia, a companhia optou por exercer seu direito preferencial de aquisição.

De acordo com a mineradora, o volume de geração da Aliança Energia seria estratégico na manutenção da matriz energética baseada em fontes renováveis da Vale (VALE3) no Brasil.

O portfólio de ativos de geração de energia elétrica da Aliança Energia se compõe por sete usinas hidrelétricas no estado de Minas Gerais (MG) e três parques eólicos nos estados do Rio Grande do Norte (RN) e do Ceará (CE).

Juntos, esses ativos alcançam 1.438 MW em capacidade instalada e 755,0 MW médios de garantia física.

A Vale vai desembolsar o valor de R$ 2,70 bilhões pela aquisição. Após a conclusão da aquisição, a mineradora vai buscar potenciais parceiros para essa plataforma, com a manutenção de seu compromisso com a descarbonização de suas operações a partir de fontes renováveis e com custos competitivos.