segunda, 29 de abril de 2024
Ações

Vale (VALE3) propõe plano de contenção para mina com anomalia à defesas civis de MG

Problema identificado é o acúmulo de material sedimentado na saída de um dentre os 131 dispositivos de drenagem instalados

10 abril 2024 - 10h01Por José Chacon
Mina da Vale em Sudbury, Canadá. 16/10/2012 REUTERS/Julie GordonMina da Vale em Sudbury, Canadá. 16/10/2012 REUTERS/Julie Gordon - Crédito: REUTERS/Julie Gordon

A Vale (VALE3) informou nesta quarta-feira (10), que representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, da Defesa Civil do Estado, das Defesas Civis municipais, da Agência Nacional de Mineração e da empresa de auditoria que assessora o Ministério Público de Minas Gerais se reuniram na última segunda-feira (8) e terça-feira (9) com representantes da mineradora em uma seção técnica sobre a anomalia identificada na barragem Forquilha III.

Na ocasião, em conjunto com o Engenheiro de Registro1 responsável pela estrutura, a Vale propôs um plano de ação para mitigação da ocorrência.

A anomalia, detectada pela mineradora é o acúmulo de material sedimentado na saída de 1 dentre os 131 dispositivos de drenagem instalados.

Segundo a empresa, todos os instrumentos de monitoramento da barragem Forquilha III indicam que as condições gerais da estrutura seguem inalteradas.

A Vale garantiu que implementará as ações necessárias nos próximos dias e manterá as autoridades informadas a respeito.

A princípio, a barragem Forquilha III é parte do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale e teve protocolo de emergência em nível 3 ativado em 2019.

Tags: Vale, Vale3