sábado, 27 de abril de 2024
Ações

Vale (VALE3): governo Lula quer Paulo Caffarelli como CEO, diz colunista

João Fukunaga, presidente da Previ, atua para emplacar o nome do executivo, de acordo com o blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo

26 fevereiro 2024 - 08h48Por Redação SpaceMoney
Paulo CaffarelliPaulo Caffarelli - Crédito: Reprodução: NewTrade

Nos últimos dias, o governo federal voltou a pressionar a Vale (VALE3) por um nome na presidência da mineradora. Após tentar emplacar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) querem impor um novo nome junto ao conselho de administração.

De acordo com o blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, trata-se de Paulo Caffarelli, ex-presidente da Cielo (CIEL3), parceria do Banco do Brasil (BBAS3) com o Bradesco (BBDC4) e acionista da Vale (VALE3).

Caffarelli já atuou como diretor do Banco do Brasil (BBAS3), da CSN (CSNA3), presidiu o BB Banco de Investimentos e foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda, quando o ministro era Guido Mantega.

João Fukunaga, presidente da Previ, atua para emplacar o nome do executivo, de acordo com a apuração.

Em outra matéria, o blog do colunista apontou que articulações de bastidores, que não cessaram nem no carnaval, têm levado os integrantes do conselho de administração da mineradora a crer que a novela da sucessão para a presidência da empresa se resolva em breve.

Na quinta-feira (22) o colegiado se reuniu para a aprovação das demonstrações financeiras do ano passado, mas o assunto não entrou em pauta, informou Lauro Jardim. As conversas têm ocorrido fora das reuniões oficiais.

De acordo com o jornalista, o governo federal busca interferir no processo e ministros têm telefonado para acionistas para vetar candidatos.

As informações são do blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.