segunda, 29 de abril de 2024
Ações

Vale (VALE3) esclarece processo para correção de anomalias, após notícias sobre problema com mina

Empresa disse que segue uma rotina operacional normal dentro do sistema de gestão de barragens e rejeitos da mineradora e está alinhado ao padrão global da indústria (GISTM)

05 abril 2024 - 09h08Por José Chacon
Mina da Vale em Sudbury, Canadá. 16/10/2012 REUTERS/Julie GordonMina da Vale em Sudbury, Canadá. 16/10/2012 REUTERS/Julie Gordon - Crédito: REUTERS/Julie Gordon

A Vale (VALE3) esclareceu nesta sexta-feira (5), que a identificação, análise e correção de anomalias em uma barragem é uma rotina operacional normal dentro do sistema de gestão de barragens e rejeitos da mineradora e está alinhado ao padrão global da indústria (GISTM).

A afirmação da empresa surgue após circular na imprensa, notícias que bordam as condições de segurança da barragem Forquilha III, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, em especial, a do G1, com o título: “Vale detecta anomalia em dreno de barragem de Ouro Preto; entenda”.

Segundo a mineradora, o acúmulo de material sedimentado na saída do dispositivo de drenagem foi detectado em 15 de março de 2024. A Vale, prontamente, comunicou a situação aos órgãos competentes e, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e com a empresa de auditoria técnica independente que acompanha a estrutura e as obras de descaracterização, desenvolveu um plano de ação e vem acompanhando a situação minuciosamente.

"Todos os instrumentos instalados para monitoramento da estrutura não acusaram alteração nas suas condições. Cabe lembrar que a barragem Forquilha III é parte do Programa de Descaracaterização de Barragens a Montante da Vale e que o protocolo de emergência em nível 3 para a barragem Forquilha III foi ativado em 2019, quando ocorreu a evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS), que segue sem a presença de pessoas e animais de criação", destacou a empresa.

A Vale afirma que prioriza a segurança de suas barragens, operações, empregados e comunidades, com uma atuação transparente. "A Companhia continuará acompanhando de forma diligente o desempenho de segurança da barragem Forquilha III e seguirá com ações para estabelecer níveis satisfatórios de segurança e estabilidade à estrutura até que sua descaracterização seja finalizada", concluiu.

Tags: Vale, Vale3