sábado, 04 de maio de 2024
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Tupy (TUPY3) compartilha resultados de projeto inovador de motor a hidrogênio

Caso foi apresentado no 11º Congresso Internacional de Motores, realizado em Baden-Baden, Alemanha

28 fevereiro 2024 - 20h02Por Lucas de Andrade

A Tupy (TUPY3) comunicou a apresentação do caso hydrogen combustion engine with highest efficiency no 11º Congresso Internacional de Motores, realizado em Baden-Baden, Alemanha.

Os resultados expostos são resultado de projeto pioneiro em parceria com as empresas AVL List GmbH (AVL) e Westport para o desenvolvimento de motor de combustão a hidrogênio com alta eficiência, solução importante na busca pela descarbonização para veículos comerciais.

Atualmente, projetos de motores a hidrogênio têm se concentrado na tecnologia de combustão por faísca, também chamada de ciclo termodinâmico Otto, que proporciona descarbonização completa do motor, porém, ainda apresenta desafios quanto ao desempenho e design.

Essa solução foi programada para chegar ao mercado a partir de 2025 e a Tupy já assegurou seu papel como fornecedora da MAN Truck & Bus SE para o seu primeiro caminhão com combustão a hidrogênio.

Há três anos, a Tupy tem se dedicado a estudar e compreender esses desafios, e antecipa-se à demanda dos clientes. Para isso, investe em diversos projetos.

Em hidrogênio, o principal foi fruto da parceria com a AVL e a Westport, com a finalidade de explorar a Injeção Direta de Alta Pressão, em inglês HPDI.

Essa tecnologia de combustão difusa possibilita extrair os benefícios de um combustível de maior poder energético como o hidrogênio, e habilita motores mais eficientes, com maior potência e menor consumo de combustível.

O motor de combustão a hidrogênio representa uma solução de zero emissões, com menor custo e maior durabilidade.

Além das questões econômicas e menor impacto ambiental, essa tecnologia consegue aproveitar da estrutura já existente para motores diesel, o que a torna bastante competitiva.

 

Principais resultados apresentados

  • - Eficiência e Desempenho: a versão a hidrogênio otimizada com a tecnologia HPDI atingiu eficiência térmica de 50,5%, e superou o motor de ciclo Diesel original, que apresentava 47,6%. Além disso, a potência máxima passou de 475,0 cv para 537,0 cv. Esse aumento de eficiência demonstra, além da capacidade de substituição dos motores Diesel com solução carbono neutra, a possibilidade de desenvolvimento futuro de motores mais potentes, limpos e com menor consumo de combustível.
  • - Maturidade Tecnológica e Disponibilidade: com os resultados deste projeto, a tecnologia HPDI atingiu um alto grau de maturidade, com expectativas de que sua introdução comercial ocorra até 2030. Ainda no que diz respeito a este desenvolvimento, a Tupy, reconhecida por suas ligas de alta resistência, desempenha um papel crucial na superação das elevadas cargas mecânicas e térmicas associadas a essa inovação tecnológica. 

 

Com a SinterCast, a companhia tem conduzido diferentes avaliações sobre fragilização por hidrogênio para garantia de alta resistência e durabilidade.

Esta iniciativa reforça o compromisso das empresas envolvidas com a inovação e a busca contínua por soluções sustentáveis e competitivas.

 

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