domingo, 28 de abril de 2024
Ações

Petrobras (PETR3)(PETR4): CADE tende a liberar estatal da venda de refinarias

A revisão proposta pela petroleira visa substituir medidas restritivas por remédios comportamentais, que incluem garantias de não discriminação de concorrentes e formação de preços de mercado

22 fevereiro 2024 - 11h52Por Redação SpaceMoney

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está em processo de análise para revisar a obrigação da Petrobras (PETR3)(PETR4) de vender refinarias e ativos no mercado de distribuição e transporte de gás natural, informou o jornal Valor Econômico

A revisão proposta pela estatal visa substituir medidas restritivas por remédios comportamentais, que incluem garantias de não discriminação de concorrentes e formação de preços de mercado.

Essa revisão, discutida em negociações dinâmicas entre a Petrobras e o Cade, tem gerado preocupações sobre insegurança jurídica no setor, especialmente entre os investidores.

O Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) expressou essa preocupação, e destacou a falta de "enforcement" por parte do órgão nos acordos anteriores.

Os Termos de Compromisso de Cessação (TCCs) foram originalmente estabelecidos para encerrar investigações sobre a atuação da Petrobras nos mercados de refino e gás.

A possível revisão dos acordos reflete mudanças na estratégia da empresa e na política de preços.

Até o momento, procurada pelo Valor Econômico, a Petrobras não se pronunciou sobre o assunto, enquanto as discussões entre a estatal e o órgão antitruste estão em andamento.

As informações são do jornal Valor Econômico.