segunda, 29 de abril de 2024
Empresas

Magazine Luiza (MGLU3) lança o Magalu Cloud, serviço de nuvem para apoiar digitalização de empresas

Projeto começou a ser desenvolvido três anos atrás e, atualmente, cerca de 30% da operação digital do grupo já estão na nuvem própria

12 dezembro 2023 - 12h29Por Redação SpaceMoney

O Magazine Luiza (MGLU3) lançou nesta terça-feira (12), o seu serviço de armazenamento em nuvem, a Magalu Cloud, focada em apoiar a digitalização especialmente de pequenas e médias empresas. 

A princípio, o projeto começou a ser desenvolvido três anos atrás e, atualmente, cerca de 30% da operação digital do grupo já estão na nuvem própria.

Com isso, a varejista se une a Google, Amazon e Microsoft, que são algumas das companhias que atuam neste segmento no Brasil.

Um dos diferenciais da Magalu Cloud é que os acordos não serão pagos em dólar, o que, segundo a varejista, coloca o serviço em posição mais competitiva. Mas, para especialistas, os grandes grupos internacionais ganham competitividade pela escala, o que ajuda a baratear a oferta e tornar os clientes fiéis.

O Magalu Cloud oferecerá armazenamento, computação, rede, banco de dados, firewalls (sistema de segurança) inteligência artificial, entre outros.

No entanto, em um primeiro momento, em vez de oferecer centenas de serviços, a empresa terá quatro básicos: computação, armazenamento, rede e banco de dados.

As nuvens hospedam aplicações, executam softwares, armazenam de dados, entre outras possibilidades.

“Se tudo der errado, vou ter uma ‘cloud’ barata e complementar a dos meus concorrentes internacionais, mas estou confiante”, disse o CEO, Frederico Trajano.

Sobretudo, o serviço de nuvem do Magazine Luiza opera com data centers em duas regiões: na Grande São Paulo, desde 2021, e em Fortaleza, desde o ano passado.

As atividades gerenciadas pela Magalu Cloud são hospedadas em infraestrutura (datas centers, equipamentos de rede) sob controle do grupo.

As informações são do Valor Econômico.