Bolsa

Ibovespa despenca 3% em sessão pós-Copom; veja as ações que mais caem

As ações que mais caem nesta quinta são aquelas ligadas ao consumo e ao varejo

-
-

O Ibovespa despenca 2,90%, aos 125.833,72 pontos, nesta quinta-feira (12), em sessão um dia após a decisão do Banco Central de elevar a taxa Selic a 12,25% ao ano.

As ações que mais caem nesta quinta são aquelas ligadas ao consumo e ao varejo. Veja abaixo as cotações do Tradingview por volta de 17h04 (horário de Brasília):

Além disso, os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4) caem mais de 6%, o que pesa sobre o índice. Na véspera, analistas do mercado financeiro haviam reconhecido de forma positiva a decisão do BC, no entanto, reconheceram que os juros fariam essa pressão sobre o Ibovespa.

A decisão de elevar os juros em um ponto percentual foi unânime e reflete um cenário inflacionário mais adverso. O comitê sinalizou que novas altas de mesma magnitude devem ocorrer nas próximas duas reuniões.

Desta forma, em fevereiro, a taxa Selic chegará aos 14,25% ao ano. Além das empresas, mais sensíveis aos juros, empresas muito endividadas também sentem o impacto dessa elevação.

Os juros futuros voltaram a renovar suas máximas nesta quinta. O destaque do dia ficou para o DI janeiro-2027 cotado a 15%, com outros contratos subindo até 65 pontos-base.

Na agenda econômica do dia, assuntos como a reforma tributária e o pacote de medidas para contenção de gastos também estão no radar.