domingo, 28 de abril de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Balanços de Azul (AZUL4) e IRB (IRBR3); RTI; PNAD Contínua; PIB dos EUA

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta quinta-feira (28)

28 março 2024 - 17h18Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta quinta-feira (28), grandes companhias do Ibovespa dão sequência a temporada de balanços financeiros do quarto trimestre de 2023, como Azul (AZUL4) e IRB Brasil (IRBR3), 

Além desses nomes, Agrogalaxy (AGXY3), Alphaville (AVLL3), Bahema (BAHI3), Celesc (CLSC3), Cruzeiro do Sul (CSED3), Dotz (DOTZ3), Helbor (HBOR3), Nexpe (NEXP3), PDG (PDGR3), Renova (RNEW11), Simpar (SIMH3), TC (TRAD3) e Viver (VIVR3) também apresentarão seus conjuntos de resultados sobre o referido período.

Nesta quinta-feira (28), o Ibovespa encerrou em alta de 0,32%, aos 128.101 pontos. 

 

Atualizações:

  • - 16:07: Ibovespa: +0,22%, aos 127.978 pontos. 
  • - 10:50: Ibovespa: +0,17%, aos 127.925 pontos.
  • - 10:40: Ibovespa: +0,65%, aos 127.833 pontos.  

 

Confira a agenda completa de indicadores econômicos desta quinta-feira, 28 de março:

  • -     8:00 - o Banco Central (BC) apresenta o Relatório Trimestral da Inflação (RTI);
  • -     9:00 - o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o PNAD contínua de fevereiro;
  • -   14:30 - o Banco Central (BC) informa o fluxo cambial semanal.

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa nesta quinta-feira (28):

 

PL para PERSE e desoneração da folha de pagamentos

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou, na última quarta-feira (27), em projeto de lei (PL), as suas propostas para a redução do programa emergencial ao setor de eventos (PERSE) e para a desoneração da folha de salários dos municípios.

O Ministério da Fazenda propõe cortar de trinta para doze as atividades econômicas beneficiadas pelo PERSE, e quer excluir quem fatura acima de R$ 78 milhões e criar uma “escada” para a redução gradual do benefício tributário até 2026.

Fontes do jornal Folha de S.Paulo disseram que a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) deve ser designada relatora da matéria por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.

O Poder Executivo igualmente protocolou a proposta para contemplar os municípios menores na desoneração da folha de pagamentos.

O critério de acesso ao benefício foi estabelecido a municípios que contabilizem até 50.000 habitantes e uma receita corrente líquida per capita de até R$ 3.895,00.

O projeto prevê alta gradual da contribuição que as prefeituras pagam ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A alíquota previdenciária começaria em 14,00% este ano, subiria para 16,00% no ano que vem e chegaria em 18,00% em 2026, na comparação com os 20% que vigoravam antes de o Congresso ter aprovado a desoneração.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, reforçou ontem (27) que o governo federal pretende enviar no mês que vem ao Congresso Nacional a lei complementar de regulamentação da reforma tributária. “Vai surpreender os mais céticos em relação à economia brasileira”, declarou.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Desenrola prorrogado (outra vez)

Em momento de queda da popularidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu prorrogar o Desenrola pela segunda vez, até 20 de maio, e prepara para depois da Páscoa um pacote de crédito para os pequenos negócios.

Serão três pilares: nova linha voltada a MEIs, com taxas de juros abaixo da média do mercado; renegociação de dívidas do Pronampe; e condições especiais para companhias capitaneadas por mulheres.

As propostas, conforme apurou o jornal O Estado de S.Paulo, serão tratadas em Medida Provisória (MP), que encontra-se em fase de ajustes.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior...

EUA

Agenda econômica:

  • -     9:30 - PIB final do quarto trimestre de 2023 e o volume de pedidos de auxílio-desemprego da semana;
  • -   11:00 - Índice de confiança da Universidade de Michigan de março.

 

Europa

Reino Unido

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido encolheu 0,30% no quarto trimestre de 2023 contra os três meses anteriores, de acordo com revisão divulgada nesta quinta-feira (28), pelo ONS, o órgão de estatísticas do país.

O resultado confirmou estimativa preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet.

Como o PIB britânico já havia recuado 0,10% no terceiro trimestre contra o segundo, a economia do Reino Unido entrou em recessão no fim do ano passado.

 

Alemanha

As vendas no varejo da Alemanha caíram 1,90% em fevereiro ante janeiro, segundo dados publicados nesta quinta-feira (28), pelo Destatis, o escritório de estatísticas do país.

O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam avanço de 0,40% no período.

Na comparação anual, as vendas no setor varejista alemão sofreram contração de 2,70% em fevereiro. Neste caso, o consenso da FactSet era de queda menor, de 1,40%.