domingo, 28 de abril de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Balanço 4T da Eletrobras; dividendos de Petrobras; processo sucessório na Vale

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta quarta-feira (13)

13 março 2024 - 17h15Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta quarta-feira (13), grandes companhias do Ibovespa dão sequência a temporada de balanços financeiros do quarto trimestre, como Eletrobras (ELET3)(ELET6) e EcoRodovias (ECOR3), divulgam resultados após o fechamento de mercado.

Além dessas, Hypera (HYPE3), Enjoei (ENJU3), Méliuz (CASH3), Moura Dubeux (MDNE3) e São Carlos (SCAR3) também apresentam seus dados do período.

 

Veja a agenda de indicadores econômicos desta terça-feira (12) no Brasil:

  • - às 9:00, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa a pesquisa industrial regional de janeiro;
  • - Já às 15:00, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulga o volume de geração de emprego formal em janeiro.

 

Nesta quarta-feira (13), o Ibovespa encerrou em alta de 0,26%, aos 128.006,05 pontos.

 

ATUALIZAÇÕES - IBOVESPA

  • - 10:08: Ibovespa: -0,17%, aos 127.454,64 pontos.
  • - 10:02: Ibovespa [Preliminar]: -0,03%, aos 127.629,23 pontos.
  • - 9:52: Ibovespa Futuro: -0,21%, aos 128.640 pontos.
  • - 9:02: Ibovespa Futuro: -0,26%, aos 128.580 pontos.
  • - 9:00: Ibovespa Futuro: +0,03%, aos 128.950 pontos.

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa:

 

Vale (VALE3)

Em carta de renúncia, o ex-membro do conselho de administração da Vale (VALE3), José Luciano Duarte Penido, afirma que a sucessão na mineradora tem sido conduzida de forma “manipulada”.

A correspondência diz que o processo sucessório no comando da Vale “não atende ao melhor interesse e sofre evidente e nefasta influência política”.

O executivo afirmou “não acreditar mais na honestidade de propósitos de acionistas relevantes”, como Bradesco (BBDC3)(BBDC4) e Cosan (CSAN3), além da Previ.

Disse ainda com todas as letras que os membros do colegiado têm atuado em privilégio de seus interesses particulares.

“No Conselho se formou uma maioria cimentada por interesses específicos de alguns acionistas lá representados, por alguns com agendas bastante pessoais e por outros com evidentes conflitos de interesse”, acusou Penido.

Além disso, denunciou o desrespeito a informações sigilosas. “O processo [de sucessão] tem sido operado por frequentes, detalhados e tendenciosos vazamentos à imprensa, em claro descompromisso com a confidencialidade.”

Contraponto: Na noite da última terça-feira (12), a Vale (VALE3) respondeu em comunicado que a atuação do conselho “está rigorosamente em conformidade com o estatuto social” no processo de definição do novo diretor-presidente da mineradora.

Contexto: No último sábado, o jornal O Estado de S.Paulo já havia publicado que uma fonte teme que a lista tríplice de possíveis sucessores para CEO seja um jogo de “cartas marcadas”, em meio à pressão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a troca no comando.

Na novela de sucessão, a Vale decidiu na semana passada estender o fim do mandato de Eduardo Bartolomeo de abril até dezembro, enquanto se desenrola o processo sobre quem assumirá em 2025 o comando da mineradora.

As informações são de Rosa Riscala e Mariana Ciscato para o site Bom Dia Mercado.

 

Petrobras (PETR3)(PETR4)

Em comunicado ao mercado ontem (12) à noite, a Petrobras (PETR3)(PETR4) informou ser “inverídico” que tenha prometido ou sinalizado dividendo extraordinário em evento (Deep Dive) com analistas e investidores no fim de janeiro, em Nova York.

Na época, os participantes do encontro saíram com a nítida sensação de que a companhia continuaria com o pagamento de proventos extraordinários e mal sabiam, que semanas depois, seriam pegos de surpresa por toda a confusão.

Por trás da estratégia da estatal de reter os dividendos em uma reserva, ainda que temporariamente, se desenrola uma briga política de bastidor, na fogueira das vaidades entre Alexandre Silveira (PSD-MG), ministro de Minas e Energia (MME), e Jean Paul Prates (PT-RN), CEO da petroleira.

Prates e o restante da diretoria defendiam a distribuição de 50% dos dividendos extraordinários.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, que teria sido o último a saber que não sairia nada, queria 100% para ajudar a fechar as contas e a meta fiscal zero.

As informações são de Rosa Riscala e Mariana Ciscato para o site Bom Dia Mercado.

 

Isenção do IR

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) que amplia a faixa de isenção da cobrança do Imposto de Renda (IR) para beneficiar quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.824,00). A proposta segue agora para a análise no Senado Federal.

 

No exterior...

EUA

O mercado americano opera sem indicadores relevantes nesta terça-feira.

 

CPI: Repercussão ao longo da sess~~ao anterior

O mercado de ações em Nova York deu de ombros para o CPI (índice que mede a inflação), que veio sem sustos, mas com um núcleo acima do esperado.

Em linha com o estimado, o CPI cheio acelerou a 0,4%, de 0,3% em fevereiro. Na comparação anual, os 3,2% vieram acima dos 3,1% previstos e também da leitura do mês anterior.

O dado mais observado, o núcleo, que também subiu 0,4%, superou a previsão de 0,3% e ficou igual a janeiro. Na base anual, desacelerou a 3,8%, de 3,9%, mas acima do consenso de 3,7%.

Essa medida veio acima do esperado pelo segundo mês consecutivo, e mostrou uma inflação um tanto rígida, o que reforça a abordagem cautelosa do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, quanto aos juros.

Semana passada, Jerome Powell sugeriu que a autoridade monetária se aproxima do nível de confiança necessário para começar a cortar as taxas. Mas vários dirigentes têm ressaltado que gostariam de ver uma desaceleração mais forte da inflação.

A inflação de serviços, excluídas moradia e energia e que tem sido olhada com atenção, desacelerou a 0,5%, de 0,8% em janeiro. Permanece ainda num nível alto.

As informações são de Rosa Riscala e Mariana Ciscato para o site Bom Dia Mercado

 

Europa

Zona do Euro - A produção industrial do Reino Unido caiu 0,2% em janeiro ante dezembro de 2023, segundo dados publicados nesta quarta-feira (13), pelo ONS.

O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam leve avanço de 0,1% no período.

Na comparação anual, a produção industrial britânica registrou aumento de 0,5% em janeiro. Neste caso, o consenso da FactSet era de alta maior, de 0,7%.