domingo, 28 de abril de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Reação ao balanço da Petrobras (PETR4); rumo da Vale (VALE3); e Payroll nos EUA

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta sexta-feira (8)

08 março 2024 - 18h38Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta sexta-feira (8), o mercado reage ao balanço do quarto trimestre da gigante do setor de petróleo, Petrobras (PETR3)(PETR4), divulgado na noite de ontem, após fechamento de mercado.

A estatal frustrou a expectativa dos investidores de que pagaria dividendos extraordinários, ao invés disso, preferiu colocar o lucro remanescente do exercício, de R$ 43,9 bilhões, em uma reserva.

Este valor, que não pode ser utilizado para investimentos pela companhia, será destinado integralmente à reserva de remuneração do capital, para assegurar recursos para distribuições futuras aos acionistas. Ou seja, eventualmente, lá na frente, o montante pode até virar dividendos, mas não imediatamente.

Na agenda de indicadores econômicos desta sexta-feira:

  • - às 8:00, o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o IPC-S da semana.
  • - meia hora depois, às 8:30, o Banco Central (BC) apresentou nota sobre a política monetária brasileira e operações de crédito.
  • - às 10:00, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou indicadores industriais.  

 

Nesta sexta-feira (8), o Ibovespa encerrou em queda de 0,99%, aos 127.070,79 pontos. 

 

 

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Ação Variação   Ação Variação
Petrobras (PETR3) -10,57%   Dexco (DXCO3) +6,77%
Petrobras (PETR3) -10,37%   Petz (PETZ3) +4,76%
Fleury (FLRY3) -1,98%   3R Petroleum (RRRP3) +4,28%
Vamos (VAMO3) -1,91%   PetroReconcavo (RECV3) +3,14%

 

ATUALIZAÇÕES:

  • - 12:06: Ibovespa: -1,29%, aos 126.682 pontos
  • - 10:12: Ibovespa: -0,18%, aos 128.100 pontos.
  • - 10:06: Ibovespa: -0,23%, aos 128.038 pontos.
  • - 10:04: Ibovespa [Preliminar]: -0,09%, aos 128.223,11 pontos.
  • - 09:44: Ibovespa futuro: -1,83%, aos 127.300 pontos.
  • - 09:24: Ibovespa futuro, -1,82%, aos 127.320 pontos.
  • - 09:08: Ibovespa futuro: -1,70%, aos 127.470 pontos.
  • - 09:04: Ibovespa futuro: -1,57%, aos 127.640 pontos.

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa:

 

Sucessão na Vale (VALE3)

Hoje, a Vale (VALE3) realiza mais uma reunião, com a expectativa de que o encontro tenha mais sucesso do que o de 15 de fevereiro, quando o conselho de administração rachou e uma votação sobre a sucessão no comando terminou empatada.

Naquela data, foram seis votos a favor da recondução do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, e seis votos pela abertura de processo competitivo, com contratação de headhunter e formação de lista tríplice de sucessores.

Uma das possibilidades na mesa para destravar as negociações seria a recondução de Bartolomeo por um período menor do que os tradicionais três anos e que, dentro do próprio mandato, comece um processo sucessório.

Nas últimas semanas, vários nomes têm sido cotados, como dos presidentes da Suzano (SUZB3), Walter Schalka, e da Cosan (CSAN3), Luiz Henrique Guimarães, além de Paulo Caffarelli (ex-Cielo - CIEL3 e ex-Banco do Brasil - BBAS3) e Murilo Ferreira (ex-Vale).

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Entre o populismo e o compromisso fiscal

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ontem, durante evento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobre aumento de gastos após a melhora na arrecadação neste início de ano foi evidentemente uma fala política, mas não deixa de causar desconforto, escreveram as jornalistas Rosa Riscala e Mariana Ciscato para o site Bom Dia Mercado.

O presidente disse que “vai discutir com a Câmara e o Senado esse limite de gastos e vamos ver como a gente pode utilizar mais dinheiro para fazer mais benefício para o povo”.

O comentário veio na esteira da piora na avaliação de Lula nas pesquisas de opinião. A Atlas apontou que a aprovação do presidente caiu abaixo de 50,0% pela 1ª vez no mandato, de 52,0% em janeiro para 47,0% em março.

A meta de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, de zerar o déficit no ano segue como um grande desafio e um bloqueio nos gastos em março não está descartado no primeiro relatório bimestral de receitas e despesas, daqui a exatamente duas semanas.

 

No meio de tudo isso, a autonomia financeira do BC

O relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), está otimista com a tramitação e diz que a proposta vai andar, independente das resistências enfrentadas dentro do governo federal.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada em dezembro, foi defendida abertamente por Campos Neto em entrevista recente ao jorna Folha de S.Paulo.

A Advocacia-Geral da União (AGU) vê inconstitucionalidade na PEC, que transformaria o BC, atualmente uma autarquia com orçamento vinculado à União, em empresa pública com total autonomia financeira e orçamentária, supervisionada pelo Congresso Nacional.

O BC teria plena liberdade para definir planos de carreira e salários de seus funcionários, contratações e reajustes.

As informações são das jornalistas Rosa Riscala e Mariana Ciscato para o site Bom Dia Mercado.

 

No exterior...

EUA

Na agenda americana, o grande destaque do dia foi o Payroll (relatório de empregos não-agrícolas).

O departamento de estatísticas dos Estados Unidos divulgou ao mercado que houve uma criação de 275.000 postos de trabalho em fevereiro. O dado subiu em relação ao mês de janeiro, quando bateu 229.000 (revisado de 353.000).

O número veio acima da expectativa do mercado, que tinha um consenso de 200 mil.

Além disso, o salário médio por hora subiu 0,1% no mês de fevereiro, e de 0,5% em janeiro.

 

Europa

Alemanha - O índice de preços ao produtor (PPI, pela sigla em inglês) da Alemanha caiu 4,4% em janeiro ante igual mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8), pelo Destatis, o escritório de estatísticas do país.

Em dezembro, o PPI alemão havia registrado queda anual maior, de 5,10%, quando considerado o ano de 2021 como ano-base após mudanças na metodologia do Destatis para medir variações no setor de energia.

Analistas consultados pela FactSet previam declínio anual maior em janeiro, de 6,80%. Na comparação mensal, o PPI da Alemanha subiu 0,2% em janeiro. Neste caso, o consenso da FactSet era de estabilidade.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

A produção industrial da Alemanha subiu 1% em janeiro ante dezembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta sexta-feira (8), também pelo Destatis. 

O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,7% da produção no período.

Apenas a produção manufatureira aumentou 1,1% na comparação mensal de janeiro, enquanto o setor de construção teve expansão de 2,7%. Já no confronto anual, a produção geral da indústria alemã diminuiu 5,5% em janeiro, no cálculo sem ajustes.

Os dados da produção industrial de dezembro foram revisados, para queda mensal de 2% e declínio anual de 3,5%.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Zona do Euro - A economia da região da Zona do Euro cresceu 0,4%, em 2023, ao mesmo ritmo que a da União Europeia (UE), um forte abrandamento face ao de 3,4% em ambas, em 2022, segundo dados divulgados esta sexta-feira (8) pelo Eurostat.

O Eurostat revê em ligeira baixa a estimativa rápida de janeiro que antevia um crescimento de 0,5% do produto interno bruto (PIB) dos países da área do euro e do conjunto dos 27 estados-membros.

Os dados do serviço ficaram estatísticos, no quarto trimestre de 2023, por seu lado, o PIB da zona euro avançou 0,10% e o da UE 0,20%, face a um crescimento homólogo de 0,1% em ambas as zonas.

Na comparação com o trimestre anterior, entre outubro e dezembro o PIB manteve-se estável na zona euro e na UE.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Ásia

China - Às 22:30, serão divulgados o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de fevereiro.