domingo, 28 de abril de 2024
Ações

Grupo Mateus (GMAT3) espera recompor conselho de administração ainda em janeiro

Assento desocupado por Isabella Saboya de Albuquerque em 22 de novembro passado continua vago

04 janeiro 2024 - 08h54Por Lucas de Andrade

A Superintendência de Listagem de Supervisão e Emissores da B3 notou ter identificado o desenquadramento da composição do conselho de administração do Grupo Mateus (GMAT3), com relação ao número mínimo de conselheiros independentes exigida, e solicitou o envio de cronograma para a recomposição da estrutura do órgão.

A varejista informou, em comunicado, que o desenquadramento a regra não decorreu de ação voluntária por parte da companhia, sua administração ou seus acionistas, mas se originou na renúncia apresentada por Isabella Saboya de Albuquerque em 22 de novembro passado ao cargo de membro independente do conselho de administração então por ela ocupado.

Ao tomar conhecimento da renúncia apresentada, a companhia, divulgou tempestivamente, o ato ao mercado por meio de comunicado.

Na ocasião, a companhia não apenas divulgou ao mercado a vacância do cargo como também já sinalizou o próximo passo esperado para reenquadramento, a saber, a realização de reunião do conselho de administração para eleição de conselheiro substituto.

A administração da companhia informa que já foram iniciados internamente os trâmites para seleção de candidatos de mercado aptos a ocupar o cargo de conselheiro ora vacante, como contatos e conversas com profissionais, conduzidas pelo presidente do conselho de administração.

Por reconhecer a importância da composição completa do conselho de administração para o seu adequado funcionamento e pleno exercício de suas atribuições, a companhia reforça o seu compromisso para que a recomposição ocorra com a maior brevidade possível, observado que, dadas a responsabilidade e a importância inerentes ao cargo, diz ser fundamental que a avaliação, seleção e eleição do conselheiro substituto seja conduzida de forma cautelosa e diligente.

Nesse contexto, por fim, a companhia ressalta a expectativa de que o processo de eleição do conselheiro substituto seja concluído até o final de janeiro.

A companhia destaca que, nessa oportunidade, vai prontamente comunicar a conclusão desse processo a seus acionistas e ao mercado em geral nos termos da regulamentação e legislação aplicáveis.