domingo, 28 de abril de 2024
Ações

Fusão: Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) anunciam combinação de negócios

Com a implementação da operação, a nova companhia alcança um faturamento próximo de R$ 12 bilhões

05 fevereiro 2024 - 08h38Por Lucas de Andrade

A partir de agora, Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) são uma empresa só. Com a fusão entre as duas grandes varejistas de moda, Alexandre Café Birman foi escolhido como o novo CEO da companhia resultada da transação.

Roberto Luiz Jatahy Gonçalves foi nomeado CEO da business unit de vestuário feminino, ao passo que Rony Meisler vai continuar à frente de business unit AR&Co como CEO e Thiago Hering, por sua vez, CEO da business unit Hering.

Com a implementação da operação, a companhia alcança um faturamento próximo de R$ 12 bilhões - considerados os respectivos faturamentos brutos LTM apurados nos ITRs do terceiro trimestre - e vai passar a comercializar calçados, bolsas, itens de moda masculina, feminina e infantil, como roupas e acessórios por meio de suas trinta e quatro marcas e mais de duas mil lojas, próprias e franquias.

A transação significa a criação de nova empresa com quatro verticais de negócios:

  • - i) calçados e bolsas;
  • - ii) vestuário e lifestyle feminino;
  • - iii) vestuário e lifestyle masculino; e
  • - iv) vestuário democrático.

 

O surgimento dessa nova empresa acarreta grandes oportunidades de geração de valor adicional, tais como, o desenvolvimento das categorias de calçados e bolsas nas marcas do Grupo SOMA, que gerem alavancagem de receita, otimização da gestão dos canais de multimarcas, e-commerce e, principalmente, franquias, otimização da planta industrial de malharia da Hering e a preparação dessa nova empresa para plugar outras verticais de negócio.

A companhia resultante vai adotar uma nova denominação social a ser definida de comum acordo.

O acordo prevê que a transação vai ser realizada por meio da incorporação do Grupo Soma pela Arezzo & Co. e os acionistas do Grupo SOMA receberão, para cada 1 (uma) ação ordinária de emissão do Grupo SOMA, 0,120446593048 novas ações ordinárias de emissão da Arezzo & Co., de modo que os acionistas da Arezzo & Co. serão titulares de 54,00% e os acionistas do Grupo SOMA titulares de 46,00% do capital social da companhia, desconsideradas as ações atualmente em tesouraria.

A relação leva em consideração a cotação das ações em bolsa de valores, sujeita a eventuais ajustes usuais em operações da mesma natureza.

Uma vez finalizada a documentação necessária, como o protocolo e justificação da incorporação, as administrações das companhias convocarão as respectivas assembleias gerais de acionistas para deliberação das matérias relacionadas à Operação.

A operação não enseja direito de retirada para os acionistas das Companhias, uma vez que as ações do grupo SOMA preenchem os pressupostos de liquidez.

Os acionistas de referência da Arezzo&Co e do Grupo SOMA comprometeram-se, ainda, a celebrar acordo de acionistas da companhia para regular, dentre outros, o exercício conjunto do voto nas deliberações sociais, a indicação paritária de membros para o conselho de administração e a restrição à negociação de ações por determinado período (lock-up).

As companhias assumiram entre si um compromisso de exclusividade para consumar a operação, e os acionistas de referência da Arezzo & Co. e do Grupo Soma comprometeram-se a votar favoravelmente à aprovação da transação em todas as instâncias aplicáveis.

A consumação da operação foi condicionada à verificação de condições.