segunda, 29 de abril de 2024
Empresas

Febraban: Stone, Mercado Pago, PagSeguro e PicPay oferecem "parcelado sem juros pirata"

Entidade aponta práticas de eventuais operações irregulares e fictícias, por meio das quais essas empresas tem cobrado, de forma dissimulada, juros dos consumidores

07 dezembro 2023 - 14h48Por Redação SpaceMoney

A Febraban ingressou, na última quarta-feira (6), com duas representações no Banco Central (BC) com pedido de investigação e de punição das empresas de maquininhas independentes Stone (STOC31), Mercado Pago (MELI34) e PagSeguro (PAGS34) e da carteira digital PicPay.

As denúncias apontam práticas de eventuais operações irregulares e fictícias, por meio das quais essas empresas tem cobrado, de forma dissimulada, juros dos consumidores.

As denúncias apontam a criação de um modelo de “Parcelado Sem Juros (PSJ) Pirata”, consistente num esquema por meio do qual essas empresas estariam cobrando juros remuneratórios dos consumidores, mas lançam na fatura do cartão de crédito como modalidade de parcelado sem juros.

Se confirmada, pode estar comprometida a lisura dessa prática, uma vez que essas atividades podem ser vedadas ou não autorizadas pelo Banco Central, além de eventualmente fraudulentas, por comprometer a legalidade dessas cobranças.

 

Parcelado Comprador

Na primeira representação dirigida ao BC, a Febraban aponta que as empresas de maquininhas PagSeguro, Stone e Mercado Pago desenvolveram uma oferta de crédito que permite aos estabelecimentos comerciais cobrarem o chamado “Parcelado Comprador”, por embutir, nas compras a prazo, um adicional ao preço do produto.

“Foi a forma artificiosa encontrada para repassar ao consumidor os custos associados à antecipação de recebíveis cobrados pelas maquininhas dos estabelecimentos comerciais”, comentou a entidade.

Assim, apesar de cobrar juros do consumidor, a maquininha independente insere, nos sistemas da bandeira do cartão, uma transação não verdadeira de “Parcelado sem Juros”.

Na prática, a transação realmente efetivada (compra parcelada com juros) se distingue daquela inserida nos sistemas das bandeiras (compra parcelada sem juros).

“Com esse modelo de negócios, as maquininhas independentes fazem com que uma considerável parcela de lojistas e varejistas fique dependente da antecipação de recebíveis do parcelamento sem juros”, declarou a federação.

“Ao mesmo tempo, o modelo se ancora no endividamento das famílias e gera um elevado risco de crédito e prudencial - o que resulta nas altas taxas de juros cobradas no cartão de crédito. Quanto maior o prazo para o consumidor quitar sua dívida, maior seu endividamento e maior a probabilidade de inadimplir”, complementou.

 

Parcelado sem Juros

Na segunda representação, a Febraban pede ao BC que sejam investigadas as carteiras digitais Mercado Pago e PicPay, que, por meio de uma engenharia financeira, têm concedido supostamente empréstimos aos consumidores, inclusive deles cobram juros, mas, “também de forma dissimulada”, por registrar a operação como modalidade de "Parcelado sem Juros", sem que sequer haja uma relação de consumo na compra de bens.

A federação alega que, na prática, as carteiras digitais supostamente tem registrado pagamento parcelado sem juros no cartão de crédito, mas sem qualquer relação com a venda de mercadoria ou prestação de serviço. 

As carteiras digitais, com o limite do cartão de crédito das pessoas, antecipam recursos ao consumidor para transferências de dinheiro, pagamentos de contas, boletos bancários ou fatura de cartão, para depois serem pagos de forma parcelada, acrescidos de juros, mas as empresas lançam no cartão de crédito uma compra parcelada sem juros.

“Essa prática afronta diretamente as regras das bandeiras de cartão de crédito, as normas do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional, já que as carteiras digitais não podem realizar operações de empréstimos diretamente aos consumidores”, alerta a entidade.

A Febraban entende que tais práticas violam as normas regulatórias estabelecidas pelo Banco Central e representam condutas desleais para com as instituições financeiras bancárias.

As representações feitas pela Febraban pedem que, enquanto procedem à investigação dessas denúncias, o Banco Central determine a interrupção imediata dessas práticas, para que os consumidores, lojistas e o princípio da livre concorrência não sejam mais prejudicados.