sábado, 27 de abril de 2024
Empresas

Energisa (ENGI11) e Simpar (SIMH3) fazem ações solidárias que amparam crianças e idosos neste Natal

Empresas realizaram campanhas de arrecadação com colaboradores e prometem distribuir alegria e felicidade no período

22 dezembro 2023 - 13h38Por José Chacon
.. - Crédito: Ney Sarmento/PMMC

O Natal é uma das épocas do ano em que mais se desempenham ações solidárias voltadas a atingir pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O período, seja nas tradições pagãs ou no rito cristão, tem originalmente um significado de nascimento, união e felicidade. As iniciativas visam levar alegria, felicidade e carinho por meio de presentes e recursos para quem passa o ano todo à espera do papai Noel chegar.

A partir desta leitura, companhias brasileiras desempenham campanhas de arrecadação e distribuição de itens para crianças, adolescentes e adultos no período natalino.

 

Como a Simpar (SIMH3) abraça crianças e idosos

Como a Campanha Natal Solidário, da Simpar (SIMH3)holding que controla as empresas JSL (JSLG3), Movida (MOVI3), Vamos (VAMO3), CS Brasil, CS Infra, Automob e BBC Digital - que mobilizou colaboradores e suas famílias na arrecadação de roupas, sapatos, itens de higiene pessoal e brinquedos, com um total de mais de 7.200 itens para, através do braço social da companhia, o Instituto Júlio Simões, distribuir a instituições sociais em todo o país, com foco especial no amparo a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.

Segundo o instituto da Simpar, essas doações impactarão cerca de 7 mil pessoas neste período do Natal.

“Nessa temporada festiva, nossa campanha de arrecadação de Natal ganha ainda mais significado. Este ano arrecadamos itens que vamos entregar em instituições próximas às nossas unidades, tendo em mente que o nosso principal propósito é impactar positivamente comunidades mais vulneráveis do entorno onde nossas empresas estão inseridas”, afirma Bia Andari, gerente do Instituto Julio Simões.

A princípio, as doações serão direcionadas para cerca de 35 instituições sociais e as entregas iniciaram no dia 20 e vão até o dia 25 de dezembro.

Além dos itens arrecadados, a campanha da Simpar apurou contribuições financeiras que totalizaram R$ 5.626,00 e serão doados para ONG Jabuti, um centro educacional localizado na cidade de Mogi das Cruzes (SP) e que atende a 500 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Denise Evangelista, Coordenadora Geral do Jabuti, demonstra alta satisfação pela ONG ter sido selecionada.

"Estamos muito felizes com a expectativa de receber essa doação do Instituto Júlio Simões. Nossa organização ter sido escolhida nesse ano, nos causa um sentimento de que estamos no caminho certo e de gratidão por todos e todas que colaboraram com essa campanha", comenta.

Segundo ela, esse recurso financeiro será aplicado em diferentes ações do dia a dia do Prema - serviço de convivência e fortalecimento de vinculos da ONG -, com as crianças e adolescentes, no sentido de manutenção dos serviços ofertados pela Jabuti. 

"Além disso, recebemos uma doação de brinquedos que já foram entregues à coordenadora do Prema, Patrícia Costa Machado, e que irão compor nossa brinquedoteca", acrescentou.

Para a Simpar, o sucesso da Campanha Natal Solidário reforça o espírito solidário e a união de seus colaboradores, que fortalecem o compromisso das empresas do grupo com a responsabilidade social e a construção de comunidades mais justas e inclusivas.

Do lado do beneficiado, essa visão se repete, a coordenadora geral do Jabuti, afirma que essas ações solidárias são importantes e necessárias durante o ano todo, porque também demonstram o cuidado social das companhias.

"Reforço nossa gratidão a essa empresa que coloca em prática as ações pensadas para o meio ambiente, de cunho social e de governança (ESG), fundamentais nos dias de hoje", completa Evangelista.

 

Solidariedade no Natal da Energisa (ENGI11)

Outra companhia que tem buscado transformar a noite de Natal de famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social pelo Brasil, é a Energisa (ENGI11), que, no Mato Grosso do Sul (MS), uniu esforços para realizar um mutirão de doações no Estado.

No total, a distribuidora entregará mais de 3 mil panetones e mais de 1.000 brinquedos para diferentes instituições, como orfanatos e lares de idosos, localizadas nas cidades de Campo Grande, Iguatemi, Porto Murtinho e Nioaque.

Parte das doações foi arrecadada pelos próprios colaboradores da empresa, em um gesto nobre de solidariedade.

A mobilização para arrecadação interna de brinquedos e panetones é realizada pela distribuidora desde 2020.