sábado, 04 de maio de 2024
Ações

Braskem (BRKM5): além da Adnoc, outro grupo saudita tem interesse pela companhia, diz site

O interesse do Sabic, a princípio, seria por uma oferta solo pela petroquímica

21 fevereiro 2024 - 09h00Por Redação SpaceMoney

Além da Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc), outra empresa do Oriente Médio tem demonstrado interesse na Braskem (BRKM5), segundo apuração do Pipeline do Valor Econômico. Trata-se da petroquímica Saudi Basic Industries Corp (Sabic), que faz parte do grupo Saudi Aramco.

O interesse do grupo saudita seria, a princípio, por uma oferta solo pela Braskem, segundo fontes do veículo, e não de forma consorciada com a Adnoc neste momento.

A Sabic já tinha surgido entre interessadas na petroquímica brasileira há dois anos, mas desengajou - e agora estaria voltando a olhar o ativo. Se quiser avançar sozinha, a Sabic terá que apressar o passo, já que a Adnoc já está fazendo due diligence na Braskem. Ou terá que tentar um coinvestimento.

Um dos maiores grupos petroquímicos do mundo, a Sabic opera no país uma fábrica em Campinas, interior de São Paulo, onde produz resinas compostas e chapas de policarbonato.

A Adnoc enviou, em novembro, uma proposta pela compra da participação de 38,3% da Novonor na Braskem por R$ 10,5 bilhões. Pela proposta, a Novonor ainda ficaria com 3% da Braskem. A Petrobras, que detém 36,1% da Braskem , precisa concordar com o negócio.

O presidente da Petrobras, Jean Paul esteve reunido com diversas autoridades árabes na semana passada, em visita ao Oriente Médio - incluindo a Adnoc.

Prates afirmou nesta terça-feira, em declaração feita no Centro de Pesquisa da Petrobras, que a estatal petroquímica do Kuwait, a PIC, também teria perguntado sobre a Braskem - mas sem proposta.

A estatal brasileira está aguardando o fim do processo de negociação da Novonor com a Adnoc para decidir sobre seu direito de preferência.

As informações são do Pipeline do Valor Econômico.

Tags: Braskem, BRKM5