segunda, 29 de abril de 2024
Ações

Banco Bmg (BMGB4) usa biometria de voz para barrar fraudes no WhatsApp

Recurso evita golpes e 93% dos clientes cadastrados já estão se autenticando por voz

31 janeiro 2024 - 08h43Por Redação SpaceMoney

O Banco Bmg (BMGB4) anunciou que implantou biometria de voz na comunicação com o cliente via WhatsApp, com issoa instituição passa a oferecer ainda mais praticidade e segurança aos usuários em todos os canais. 

Para isso, o banco contou com a solução da Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no Brasil.os de forma mais rápida.

Segundo o Bmg, 93% dos clientes cadastrados já estão se autenticando por voz e sendo atendidos de forma mais rápida, gerando praticidade para o usuário e uma experiência segura.

“Os clientes do Banco Bmg agora podem desfrutar de uma autenticação biométrica fluida e segura ao usar o popular aplicativo de mensagens para consultar saldos, com atendimento automatizado fornecido pela Blip, plataforma de conversas inteligentes”, explica Vinícius Ferrari, Coordenador de Experiência do Cliente do Bmg.

A biometria de voz surge como uma ferramenta inovadora no setor bancário, proporcionando não apenas uma camada adicional de segurança, mas também transformando a experiência do cliente.

“Ao longo dos últimos quatro anos, a biometria de voz evoluiu bastante, tornando o processamento dos dados mais rápidos e trazendo resultados com mais acuracidade, além disso, lançamos novos algoritmos de Inteligência Artificial para detecção em tempo real de ataques por deepfake e replay ataque”, destaca o CEO da Minds Digital, Marcelo Peixoto.

A implementação da biometria de voz no WhatsApp não apenas simplifica o processo de autenticação, mas também contribui significativamente para a prevenção de fraudes.

“A voz de cada cliente torna-se a chave única para acessar suas informações financeiras, reduzindo assim os riscos associados a práticas fraudulentas. Outro diferencial positivo ao implementar a jornada de biometria de voz neste canal é a capacidade de manter o processo de autenticação na mesma jornada, reduzindo o abandono de clientes ao direcioná-lo para outro canal para realizar o processo de autenticação, uma vez que os demais tipos de biometrias não estão preparadas para este caso de uso dentro do WhatsApp”, explica Peixoto.

Nesse sentido, a autenticação por biometria de voz no WhatsApp elimina a necessidade de senhas complexas e códigos, proporcionando uma abordagem mais amigável e eficiente para a segurança das transações neste canal.

“Queremos promover uma era de interações bancárias mais seguras, eficientes e centradas no cliente final. A nossa ideia é que, com a ajuda da Minds Digital, nós consigamos potencializar o atendimento via WhatsApp, visando levar mais segurança para nossos usuários com o uso da biometria de voz”, destaca Vinícius Ferrari, Coordenador de Experiência do Cliente do Bmg.

Tags: banco, BMG, BMGB4