segunda, 29 de abril de 2024

AES Brasil (AESB3): controlada recebe rating AA.br da Moody's, com perspectivas estáveis

Classificação reflete a posição da companhia como uma das principais líderes do setor de geração de energia elétrica, com um portfólio diversificado de produtos e soluções de energia

22 março 2024 - 09h59Por José Chacon

A Moody’s Local BR, agência de classificação de risco, concedeu nesta sexta-feira (22), o rating de emissor AA.br a AES Brasil Operações, controlada da AES Brasil (AESB3).

Além disso, a agência afirmou os ratings de determinadas debêntures emitidas pela subsidiária em ‘AA.br’, conforme a tabela abaixo:

Essas classificações dos ratings, reflete a posição da companhia como uma das principais líderes do setor de geração de energia elétrica, com um portfólio diversificado de produtos e soluções de energia, afirma a agência.

"O perfil de crédito da AES Operações também incorpora sua boa previsibilidade de receita, prudente gestão de risco hidrológico e uma posição de liquidez adequada, além de possuir acesso resiliente ao mercado de dívida local. Adicionalmente, após a reestruturação que apartou as estruturas de Tucano e Cajuína da AES Operações, a companhia manteve uma postura prudente em suas aquisições e atualmente não possui nenhum projeto em desenvolvimento que necessite de investimentos relevantes", comenta.

Por outro lado, a Moody's reconhece que a AES possui uma crescente descontratação do portfólio de energia hídrica, o que faz a agência esperar que seja endereçado com preços em linha com os que vem realizando.

"Consideramos, adicionalmente, que o perfil de crédito da AES Operações possui influência do perfil de investimento do seu acionista controlador, AES Brasil Energia, que tende a pressionar a distribuição de dividendos da Companhia ao buscar o equilíbrio entre o plano de expansão e alavancagem da estrutura como um todo" disse a Moody's.