sexta, 26 de abril de 2024
Em andamento

XP (XPBR31) protocola proposta de incorporação das ações do Modal (MODL11) na SEC

A operação envolve a entrega posterior de ações preferenciais resgatáveis do Banco XP aos acionistas do Modal, com posições até esta terça-feira (3)

03 maio 2022 - 09h58Por Redação SpaceMoney
ModalModal - Crédito: Reprodução

A XP Inc. (XPBR31) protocolou uma proposta que formaliza a incorporação das ações do Banco Modal (MODL11) na SEC (Securities and Exchange Commission, algo similar à Comissão de Valores Mobiliários). As informações são de Valor.

A operação envolve a entrega posterior de ações preferenciais resgatáveis do Banco XP aos acionistas do Modal, com posições até esta terça-feira (3).

Os negócios realizados pelas duas instituições não serão impactados pela incorporação. Concluída a operação, os acionistas do Modal se tornarão acionistas diretos da XP por meio da detenção de papéis na forma de BDRs.

No total, os acionistas do Modal receberão até 19,5 milhões de ações da XP divididas pelas ações do Modal em circulação até a data anterior da conclusão da incorporação, excluídos os papéis em tesouraria. 

Finalizada a transação, a Modal passa a ser uma subsidiária integral do Banco XP, os acionistas do Modal passarão a deter papéis da XP e o banco vai ter seu registro cancelado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A oferta ainda precisa ser aprovada em assembleia-geral extraordinária (AGE) pelos acionistas do Modal.

As ações detidas pelo grupo controlador do Modal terão período de restrição de vendas. Uma parcela de 15% vai ser liberada a cada ano entre dois e quatro anos após a operação. Os papéis remanescentes serão liberados em cinco anos.

As informações são de Valor.