sábado, 27 de abril de 2024
Novo CEO

XP é a primeira fintech a colocar executivo de TI no comando, diz jornal

15 março 2021 - 11h43Por Investing.com

Investing.com - O anúncio inesperado da mudança no comando da XP, com o diretor de tecnologia, Thiago Maffra, assumindo o posto de CEO no dia 12 de maio, marca a primeira vez que uma instituição financeira brasileira coloca um executivo de TI na posição de comando, aponta matéria do Valor Econômico desta segunda-feira (15).

Será a primeira mudança na presidência da companhia, fundada há vinte anos, com a saída de Guilherme Benchimol.

A estimativa da XP é contratar cerca de 180 funcionários da área de tecnologia no trimestre, voltados a desenvolvimento de software, ciência de dados e inteligência artificial, aponta o jornal.

A plataforma anunciou nesta sexta-feira Benchimol assumirá como presidente-executivo do conselho de administração.

O anúncio ocorre no momento em que a XP expande a prateleira de produtos e serviços para ampliar a concorrência com grandes bancos brasileiros de varejo. Na quarta-feira, lançou seu cartão de crédito, como parte da campanha para volume de recursos sob gestão, para cerca de R$ 1,4 trilhão.

"Como fundador e sócio majoritário da XP, tomei a decisão de dedicar a maior parte do meu tempo e da minha energia ao crescimento estratégico da companhia e às nossas principais iniciativas de inovação, expansão, parcerias e aquisições, além do desenvolvimento contínuo da nossa cultura e do nosso time", afirmou Benchimol em comunicado.

Segundo o site de relações com investidores da XP, Benchimol, nascido em 1976, já ocupava a cadeira de presidente do conselho de administração da companhia desde agosto de 2019. Não ficou claro de imediato quais atribuições adicionais ele pode ter como presidente executivo do conselho.

Com informações da Reuters