sábado, 27 de abril de 2024
SpaceMercado

Weg (WEGE3) firma parceria com Alupar (ALUP11) para autoprodução de energia em suas operações

As operações terão início nas fábricas a partir de janeiro de 2024, com contratos de compra de energia estimados em R$ 460 milhões

05 julho 2023 - 18h38Por Mari Galvão

A Weg  (WEGE3) comunicou nesta quarta-feira (5) que, por meio de suas controladas, firmou um acordo vinculante com a Alupar (ALUP11), para a formação de uma parceria societária para autoprodução de energia a ser utilizada nas operações da WEG no Brasil.

Essa parceria terá início nas fábricas a partir de janeiro de 2024, com contratos de compra de energia estimados em R$ 460 milhões no decorrer do período do contrato.

Segundo o comunicado da empresa, o acordo prevê a entrega anual de cerca de 15 MW médios, que serão utilizados em operações fabris da WEG na modalidade de autoprodução por equiparação, por um período de 18 anos.

Atualmente, essa energia responde por aproximadamente 30% do consumo dessas operações, de acordo com as informações da empresa.

Localizado no município de Jandaíra, no Rio Grande do Norte, no complexo Eólico Agreste Potiguar, o parque eólico AW Santa Régia (EAP II) terá capacidade instalada de 37,8 MW, garantia física de 21,7 MW médios, e vai operar com nove aerogeradores WEG modelo AGW 147 com potência nominal de 4,2 MW.

Já o parque eólico AW Santa Régia, localizado no mesmo complexo eólico do parque AW São João, conta com outros seis aerogeradores da WEG.

Ambos os parques estão em implantação e totalizarão 63 MW de capacidade instalada, conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Por fim, a Weg ressaltou que acordo entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes, dentre elas o aval das autoridades brasileiras.