segunda, 29 de abril de 2024
Internacional

Wall Street não sabe se vai conseguir lidar com todos os títulos de Washington

A força do mercado de trabalho nos EUA e as projeções para o déficit federal preocupam

09 outubro 2023 - 08h44Por Redação SpaceMoney
 Reuters. O Capitólio ao pôr do sol em Washington, EUA, 30 de setembro de 2021. REUTERS/Elizabeth Frantz Reuters. O Capitólio ao pôr do sol em Washington, EUA, 30 de setembro de 2021. REUTERS/Elizabeth Frantz - Crédito: REUTERS/Elizabeth Frantz

O rendimento da nota de referência de Treasuries de 10 anos, que sobe quando os preços dos títulos caem, subiu brevemente perto de 4,90% na última sexta-feira (6), depois que o relatório mensal de empregos Payroll mostrou que os empregadores dos EUA contrataram quase o dobro dos trabalhadores que os economistas esperavam.

A força do mercado de trabalho desponta como uma das razões pelas quais os rendimentos das obrigações dispararam este ano, o que reflete uma melhoria das perspectivas para o crescimento econômico e a inflação. 

E o movimento desafia a crença de longa data de Wall Street de que o governo dos EUA não pode vender demasiados títulos de seu Tesouro, destacou a reportagem de Eric Wallerstein para Wall Street Journal.

Prevê-se que o déficit federal ultrapasse os US$ 2,85 bilhões até 2033, o que totalizaria cumulativamente US$ 20,2 bilhões – 6,10% do PIB – de 2024 a 2033, de acordo com o Gabinete de Orçamento do Congresso norte-americano.

Isto está bem acima da média anual de 3,60% das últimas cinco décadas – e essas estimativas pressupõem que as taxas de juros irão recuar sem uma recessão.

Os rendimentos mais elevados do Tesouro também tornam o serviço dessa dívida mais oneroso.

 

As informações são de Wall Street Journal.

Veja a reportagem completa aqui.