terça, 16 de abril de 2024
Economia Americana

Você já ouviu falar em Payroll? Saiba porque esse indicador interessa tanto aos investidores

Dado mostra a força de trabalho da economia norte-americana, mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário no país.

29 junho 2021 - 12h18Por Redação SpaceMoney

Você sabe o que é ou já ouvir falar sobre Payroll? Esse indicador apresenta a folha de pagamentos dos setores secundário e terciário (portanto, exceto o setor agrícola) dos Estados Unidos. O dado mostra a força de trabalho da economia norte-americana, mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário no país.

Divulgado sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 8h30 do horário de Washington, o Payroll sempre mexe com o mercado financeiro e com os traders.

"O Payroll é um proxy sobre o nível de emprego da população americana com atividade regular no momento. Portanto, é um índice importante por conta de arrecadação de impostos federais, além da geração e distribuição de renda e o consumo nos EUA", explica Marcelo Cambria, especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Os principais indicadores divulgados com o Payroll são o ganho médio por hora trabalhada, balança comercial e taxa de desemprego na economia americana.

"O mercado é mais sensível à taxa de desemprego, balança comercial e ganho médio por hora trabalhada, nesta ordem, na minha avaliação", opina Cambria.

Como a taxa de desemprego envolve o nível de ocupação, este indicador, explica o especialista, aponta como acontecerá a geração de renda daquele mercado. Portanto, incentiva ou não a geração de investimentos.

Como os dados refletem a folha de pagamento, há uma sinalização de quais indústrias e setores contratam mais. Em última análise, indica o rastro do investimento. E investimento de longo prazo gera emprego o que, por sua vez, promove o aumento de renda média.

"Assim, equipes de research de grandes bancos fazem análise de qual setor da economia está contribuindo mais para o indicador de payroll, gerando oportunidade ao investidor de bolsa".

Segundo Cambria, se o mercado entende que o Payroll virá aquém das expectativas, é momento de ficar vendido e ganhar com a queda de preço. Se a expectativa é a divulgação de um resultado acima daquele já precificado pelo mercado, é o momento de ficar comprado e ganhar com a alta.

"É assim que o mercado busca aproveitar as informações de Payroll. E ele, em geral, também influencia o mercado de capitais brasileiro", finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).