sábado, 27 de abril de 2024
SpaceProventos

Via (VIIA3): Três riscos rondam o futuro da varejista, segundo a S&P

Analistas mantiveram a perspectiva da classificação de emissor como negativa

11 setembro 2023 - 06h56Por Lucas de Andrade

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings rebaixou os ratings de crédito de emissor e emissão da Via (VIIA3) de ‘brAA-’ para ‘brA-’ na Escala Nacional Brasil na última sexta-feira, 8 de setembro, informou a varejista no último domingo (10).

Analistas mantiveram a perspectiva da classificação de emissor como negativa.

De acordo com a S&P Global Ratings, a companhia apresenta uma entre três possibilidades de rebaixamento próximo aos ratings.

A perspectiva negativa reflete os riscos da indústria de varejo discricionário brasileira como: a queda da renda disponível da população, taxas de juros ainda em patamares elevados e o alto grau de competição.

Na avaliação da agência, os três fatores podem afetar os resultados da companhia e a redução da alavancagem aguardada para os anos de 2024 e 2025. 

“A desalavancagem deve ser postergada em pelo menos mais um ano em razão do ambiente macroeconômico”, destacou a S&P Global Ratings, mas analistas ressaltam um potencial de melhora significativa no desempenho operacional e na estrutura de capital em razão da implementação do plano de transformação.

Tags: s&p, Via, viia3