segunda, 29 de abril de 2024
SpaceMercado

Vale (VALE3) fornecerá minério de ferro de baixo carbono para Arábia Saudita

O compromisso com o grupo indiano Essar faz parte das iniciativas da companhia para atingir a meta de reduzir em 15% as suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035

12 setembro 2023 - 09h50Por Redação SpaceMoney

A Vale (VALE3) e o grupo siderúrgico indiano Essar firmaram parceria para fornecimento de 4 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para o projeto Green Steel Arabia (GSA), na Arábia Saudita.

 

Esse é o primeiro contrato preliminar de fornecimento assinado pela Vale com um cliente que estará instalado em um "mega hub", complexo industrial voltado à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono.

 

“Esse acordo representa um passo importante no desenvolvimento dos ‘mega hubs’, um modelo de negócio inovador que tem como objetivo apoiar a descarbonização do setor siderúrgico e contribuir para a luta global contra a mudança climática”, explica o vice-presidente de soluções de minério de ferro, Marcello Spinelli.

 

A princípio, o projeto da Essar busca ser a primeira iniciativa de aço “verde” na região e será integrado por uma planta de redução direta com capacidade de 5 milhões de toneladas por ano. 

 

"Por meio dessa carta de intenções com a Vale e de uma carta anterior com outro fornecedor garantimos 100% do fornecimento de matéria-prima de minério de ferro para a usina siderúrgica. Nosso objetivo é iniciar a produção no ano de 2027", afirma o head do Essar Group na Arábia Saudita, Naushad Ansari.

 

O compromisso faz parte das iniciativas da Vale para atingir a meta de reduzir em 15% as suas emissões de escopo 3, relativas à cadeia de valor, até 2035. A companhia já assinou mais de 50 acordos com clientes para oferecer soluções de descarbonização, que são responsáveis por 35% das emissões de escopo 3 da empresa.

 

Além disso, a Vale também anunciou que irá participar da construção de pelo menos outros dois mega hubs, nos Emirados Árabes Unidos e em Omã.

 

As informações são de Reuters.