segunda, 29 de abril de 2024
Empresas

Vale (VALE3): China Mineral Resources inicia negociações para fornecimento, diz jornal

Conforme apuração do Valor Econômico, além da companhia, outras gigantes do minério seguem a negociação. Os chineses buscam termos preferenciais em transporte, qualidades e condições de entrega

09 outubro 2023 - 09h12Por Redação SpaceMoney

A China Mineral Resources iniciou as negociações de fornecimento para o ano que vem com a Vale (VALE3) e as outras três gigantes do setor, segundo fontes do Valor Econômico.

 

A princípio, a China Mineral Resources foi criada ano passado para consolidar o domínio da potência asiática como maior compradora no mercado de minério de ferro.

 

Nas negociações — que incluem Rio Tinto, BHP e Fortescue Metals —, os chineses buscam termos preferenciais em transporte, qualidades e condições de entrega, conforme apuração do jornal.

 

Os futuros de minério de ferro em Cingapura caíram cerca de 4% nesta semana e foram negociados perto de US$ 114 a tonelada nesta sexta-feira.

 

Várias grandes siderúrgicas — incluindo China Baowu Steel e Ansteel – delegaram para a China Mineral suas negociações de contratos de fornecimento de longo prazo com as quatro grandes mineradoras, disseram as fontes. 

 

Isso deve aumentar o poder de barganha dos chineses, mesmo que as usinas ainda sejam responsáveis pelas compras no mercado à vista.

 

Não está claro se a estratégia de Pequim irá rapidamente alterar as estruturas de preços, mas pode ser a mudança mais importante no mercado de minério de ferro, que gira US$ 160 bilhões, desde a criação do mercado à vista, há pouco mais de uma década.