Menu
Busca domingo, 24 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Pandemia

Vacinas e resultados de eleições nos EUA dão otimismo a investidores, diz UBS

27 janeiro 2021 - 16h10Por Investing.com

Por Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - O progresso no desenvolvimento e na aplicação de vacinas contra a Covid-19 e os resultados das eleições nos Estados Unidos estão impulsionando o otimismo de investidores e empresários ao redor do mundo, segundo pesquisa do UBS divulgada nesta quarta-feira (27).

Os investidores e empresários entrevistados demonstraram otimismo não apenas com a recuperação econômica, mas também com os mercados de ações, segundo o banco. Vale ressaltar, no entanto, que a maioria não espera um retorno à normalidade antes de julho deste ano.

A maioria dos entrevistados (60%) têm uma visão positiva para a economia nos próximos 12 anos. Há três meses, quando a última edição da pesquisa foi realizada, esse percentual era de 55%. Em relação ao mercado de ações, 61% se dizem cada vez mais otimistas para os próximos seis meses, alta de 6 pontos percentuais.

Entre os motivos para esse otimismo, 72% citam o progresso das vacinas para Covid-19 e 62% mencionam o potencial impacto dos resultados das eleições nos EUA.

No Brasil, os principais motivos de otimismo citados foram o progresso da vacina (80%), o crescimento da renda do agronegócio (54%) e reformas microeconômicas (53%), enquanto os principais fatores de preocupação foram o atraso potencial da vacina (75%), a taxa de desemprego (58%) e o nível da dívida em relação ao PIB (54%).

Entre os empresários, a pesquisa aponta que 72% no mundo e 82% no Brasil estão confiantes com seu próprio negócio nos próximos 12 meses, contra 69% anteriormente, citando como motivos o momento dos negócios, o progresso das vacinas e a política monetária favorável. Outro ponto importante é que quase um terço deles (32%) pretende contratar mais funcionários.

Outro tópico destacado na pesquisa foi o aumento da relevância dos investimentos sustentáveis. Hoje, oito em cada 10 investidores esperam que os investimentos sustentáveis entreguem resultados equivalentes ou até melhores do que os investimentos tradicionais, de acordo com o estudo.

No Brasil, 61% dos investidores disseram ter uma alocação em investimento sustentável de 30% ou mais. Os principais motivos para essa escolha de investimento, segundo eles, são identificar oportunidades adicionais, melhorar a diversificação geral e o impacto da Covid-19.

A pesquisa Investor Sentiment do UBS entrevistou mais de 4 mil investidores e empresários de 14 mercados diferentes entre dezembro e janeiro.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: