sexta, 29 de março de 2024
Modernidade

Uso de criptomoedas para a compra de imóveis já é realidade?

Saiba se essa nova tendência do mundo financeiro chegou ao ramo imobiliário

05 abril 2021 - 16h55Por Oliver Silveira

O mundo em que vivemos hoje se estabeleceu muito ao redor das moedas tradicionais. Mas o mercado financeiro está passando por uma revolução e abrindo cada vez mais as portas para as criptomoedas. Aceitas como forma de pagamento para os mais diversos tipos de transação, uma dúvida muito comum que surge é: será que o uso de criptomoedas para a compra de imóveis já é uma realidade?

Bom, se você também tem essa pergunta e quer saber se é possível investir no ramo imobiliário com moedas digitais, venha conferir com a gente!

Antes de mais nada, o que são as criptomoedas?

Basicamente feitas para transações sem a necessidade de papel moeda, as moedas digitais estão aí há anos permitindo o comércio em rede. Em específico, as criptomoedas são emitidas a partir de complexos problemas matemáticos, resolvidos por máquinas com processadores potentes. Como se estivessem minerando ouro.

Se o bitcoin é a criptomoeda mais famosa e, por consequência, a mais valorizada, existem milhares de outras moedas digitais do tipo, também em tendência de alta. Por sua emissão não ser feita pelo Banco Central ou alguma agência regulatória, o valor de cada criptomoeda varia de acordo com o mercado ou com a quantidade de emissões realizadas.

Porque usar criptomoedas para comprar imóveis

Se, por um lado, as criptomoedas tendem a se valorizar até pelo seu princípio de funcionamento, por outro é importante solidificar parte do seu capital. Afinal, diversificar o investimento é uma parte importante de se manter resistente a possíveis problemas.

Diante disso, poucos investimentos são tão sólidos ao longo do tempo quanto bens imobiliários. Sempre muito bem visto pelo mercado financeiro, o ramo imobiliário costuma não se abalar com crises e tende a estar sempre em crescimento.

É possível comprar imóveis com criptomoedas?

Sim, existem diversas oportunidades de fazer investimentos no ramo imobiliário por meio de criptomoedas. Desde que todos estejam de acordo com a transação, cientes das grandes oscilações desse tipo de moeda e de acordo com o valor combinado, não há problemas em fazer o investimento por meio de uma criptomoeda.

Uma curiosidade é a de que diversas empresas do ramo imobiliário estão, cada vez mais, aderindo às criptomoedas. Existem dois principais motivos para isso. O principal é atrair compradores com perfil de luxo, muitas vezes internacionais, que querem desburocratizar a transação. Outro ponto, é que as próprias corretoras imobiliárias estão em busca de capitalizar em bitcoins ou outras moedas na expectativa da valorização delas a médio e longo prazo.

Agora você já sabe que é possível comprar imóveis em São Paulo com a sua carteira de moedas digitais, não é mesmo? Então nada melhor do que ter uma boa ideia de como fazer isso.

Transferindo para outra carteira digital

Talvez a forma mais direta de aplicar os seus bitcoins, os seus litecoins, os seus ether ou as suas criptomoedas em imóveis seja procurando por uma corretora de imóveis que já aceite esse tipo de transação. Ela terá a sua própria carteira digital e basta transferir o valor acordado a ela para ter acesso à unidade que você comprou.

Hoje em dia, é mais comum encontrar novos empreendimentos imobiliários ou apartamentos na planta que aceitam criptomoedas como pagamento. Mas isso não significa que você não vá encontrar imóveis usados para comprar por meio desse novo tipo de investimento financeiro.

Sacando em uma corretora

Digamos que você tenha criptomoedas, esteja procurando por apartamentos à venda na Mooca e encontre o imóvel que sempre quis. Porém, a imobiliária que o está oferecendo ainda não trabalha com criptomoedas. A forma de fazer o seu investimento e adquirir este apartamento precisa ser um pouco diferente.

Por meio de uma corretora financeira ou blockchain, você vai precisar sacar o equivalente da criptomoeda em reais e, assim, fazer o pagamento. Ou seja, é possível utilizar as suas criptomoedas para comprar imóveis mesmo que a corretora imobiliária não tenha uma carteira digital. O processo apenas é diferente.

Declarando o valor à Receita Federal

A aquisição de bens imóveis é sempre regulada pela Receita. Para tal, os valores usados nunca são os da criptomoedas, mas sim o do equivalente em reais negociado. Até por conta dessa taxação, é importante estar atento à volatilidade. Afinal, ninguém quer ter um prejuízo e ele pode acontecer com taxas de exchanges ou desvalorizações abruptas.