domingo, 28 de abril de 2024
SpaceNews

URGENTE: OMS decreta fim da pandemia de Covid-19 em todo o mundo

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, acatou sugestão do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional

05 maio 2023 - 10h50Por Lucas de Andrade

Ontem (4), o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional se reuniu pela 15ª vez e recomendou ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. 

Pela manhã, Adhanom confirmou o acatamento da sugestão.

Durante a sessão deliberativa, os membros do Comitê destacaram a tendência decrescente nas mortes por COVID-19, o declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas ao COVID-19 e os altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2.

A posição do Comitê tem evoluído ao longo dos últimos meses.

Embora reconheçam as incertezas remanescentes postadas pela evolução potencial do SARS-CoV-2, membros aconselharam ser a hora de fazer a transição para o gerenciamento de longo prazo da pandemia de Covid-19.

O problema de saúde passa a ser estabelecido e contínuo, que não constitui mais uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC) .