sexta, 19 de abril de 2024
Eleições 2022

UBS: situação fiscal e possível embate entre Bolsonaro e Lula marcam eleições 2022

Expectativa é que a inflação continue em alta no longo prazo, e que pode ser agravada pelo risco fiscal

10 setembro 2021 - 18h17Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Com a pandemia ficando sob controle, o mercado vai começar a ficar de olho nas eleições presidenciais de 2022. Pesquisas recentes mostram que os principais candidatos na disputa são o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). Para o UBS, a questão econômica, principalmente a inflação e o desemprego, serão decisivas para as campanhas do próximo ano.

A expectativa é que a inflação continue em alta no longo prazo, e que pode ser agravada pelo risco fiscal que as eleições normalmente trazem, com o aumento dos gastos para agradar a população. O UBS destaca que ainda não está claro como os candidatos planejam administrar a dívida pública, mantendo a responsabilidade fiscal e respeitando o teto de gastos.

Segundo o relatório do banco, não há margem fiscal no país, uma vez que as dívidas nacionais estão altas em comparação com outras nações emergentes. Por um lado, lideranças de esquerda são críticas às regras fiscais, enquanto do outro, políticos de direita não apresentam um comprometimento de longo prazo com as propostas econômicas.

Intenção de votos

O UBS apresentou uma pesquisa de intenção de votos do Poder 360, feita em Setembro. O banco afirma que ainda é muito cedo, mas destaca que um possível embate entre Bolsonaro e Lula resultaria na eleição do candidato petista. Eles também comentam que essa seria a primeira vez desde a redemocratização em que um presidente enfrenta um ex-presidente nas eleições.

De acordo com o relatório, Bolsonaro mantém entre 20% e 25% do eleitorado fiel a ele, enquanto Lula teria entre 25% e 30%. Assim, entre 45% e 55% da população brasileira seriam responsável por decidir uma disputa entre os dois políticos.