sexta, 19 de abril de 2024
Instituições financeiras

UBS espera alta de 4% no lucro por ação dos bancos no 4T

18 janeiro 2021 - 15h19Por Investing.com
 - Crédito: Eduardo Soares via Unsplash

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O UBS espera uma expansão de 4% no lucro por ação dos bancos brasileiros no quarto trimestre, com crescimento para o Bradesco (SA:BBDC4) e o Itaú Unibanco (SA:ITUB4) e estabilidade para o BTG Pactual (SA:BPAC11) e o Santander Brasil (SA:SANB11), escreveram analistas em relatório desta segunda-feira (18).

Segundo o documento sobre o início da temporada de balanços, o lucro das instituições financeiras do país devem continuar pressionado, apesar de alguma recuperação no segmento de tarifas por efeitos de sazonalidade do final do ano e da recuperação da atividade econômica.

Itaú e Bradesco devem apresentar a maior contração no custo de risco do quarto trimestre, escrevem, com um aumento para o Santander Brasil seguindo a queda no período anterior. O banco suíço espera contração de margens, enquanto as tarifas devem subir aos dois dígitos por conta da fraca base de comparação.

A média de Retorno sobre o Patrimônio Líquido para as instituições deve ser de 16,7% no quarto trimestre, ainda abaixo dos 20,6% reportados, em média, um ano antes.

Guidance para 2021

O UBS vê algumas instituições voltando a divulgar um guidance mais detalhado para o ano, após as suspensões da prática durante a pandemia do coronavírus.

Já sobre os empréstimos para mais de 90 dias, os analistas avaliam que devem permanecer em baixos níveis no último trimestre, já que os números de novembro mostraram uma contração de até 20 pontos-base na taxa de inadimplência dos dois primeiros meses do quarto trimestre.

A ação PN do Bradesco é a favorita do setor para o UBS, com uma boa combinação de múltiplos e tendência de alta durante a divulgação dos resultados do período.

O Itaú Unibanco (SA:ITUB4), o Santander Brasil, o Bradesco e o BTG Pactual reportam os respectivos balanços a partir do dia 1º de fevereiro.

Perto das 15h18, os papéis subiam 0,48%, 0,34%, 067% e 5,81%, nesta ordem, enquanto o Banco do Brasil (SA:BBAS3) caía 0,25%.