sábado, 27 de abril de 2024
Criptomoedas

Terra (LUNA)(LUNC)(UST)(USDC): 7 carteiras iniciaram movimento que levou ao colapso, diz empresa

Blockchain Nansen mostrou que provavelmente não foi um único perpetrador da avalanche, mas a dissociação da stablecoin UST do dólar também não foi uma pura coincidência

01 junho 2022 - 15h52Por Investing.com

Por Marco Oehrl, da Investing.com - A empresa de análise Blockchain Nansen queria desmascarar o mito de que o colapso da blockchain Terra pode ser rastreado até um único invasor .

A análise detalhada mostrou que provavelmente não foi um único perpetrador, mas a dissociação da stablecoin UST do dólar também não foi uma pura coincidência.

Foram identificadas sete carteiras que já apresentavam atividade de negociação conspícua na noite de 7 de maio. No entanto, este foi apenas o final de um processo que começou em abril.

Nesta fase inicial, grandes somas de UST foram retiradas do protocolo âncora para transferir os ativos para o Ethereum através da Wormhole Bridge. Foi um total de 2 bilhões de UST movidos das 20 maiores carteiras em 5051 transações.

Isso culminou no uso dos pools de liquidez da Curve para trocar UST por outras stablecoins e também para retirar esses ativos do ecossistema Terra via Wormhole.

No entanto, os pools de liquidez da Curve foram o elemento central que deve garantir a conexão do UST a outras stablecoins e ao dólar.

Com a perda da conexão do dólar, negociações de arbitragem muito lucrativas poderiam ser feitas. As partes envolvidas aproveitaram as diferenças de preços entre as bolsas de valores descentralizadas e centrais.

Ainda não está claro quem está por trás dessas carteiras em detalhes. Que papel o fundador Do Kwon desempenhou nisso permanece um mistério. Ele mesmo organizou uma única transação de bitcoin no valor de mais de US$ 1 bilhão para salvar o UST. Para onde o BTC foi em troca do agora quase inútil UST é desconhecido, porque, segundo ele, foi uma transação “confidencial”.

No entanto, não são apenas os investidores que perderam a confiança na Terra e em Do Kwon. Também houve insatisfação entre os desenvolvedores e, por isso, eles estão procurando um novo lar para seus projetos.

O CEO da Polygon, Ryan Wyatt, anunciou que ajudará os projetos da Terra a migrar para a Polygon. De acordo com a sua própria informação, entre 50 e 60 equipes que queiram usufruir desta oferta já o contactaram. Um fundo multimilionário já foi criado para esse fim.

Isso não deve ser um bom presságio para o futuro da nova blockchain Terra.

Tags: Luna, LUNC, Terra, usd