quinta, 25 de abril de 2024
Criptos

Stepn (GMT) está 'voando': conheça a criptomoeda baseada em jogo que recompensa atividade física

A Stepn disparou mais de 300% nos últimos 30 dias; destaque na corrida entre as moedas digitais

26 abril 2022 - 10h49Por Redação Spacemoney

Um altcoin de estilo de vida construído na blockchain Solana (SOL) está voando. A Stepn (GMT) disparou mais de 300% nos últimos 30 dias, se destacando na corrida entre as moedas digitais.

O ativo digital integra o ecossistema do Stepn, um aplicativo de estilo de vida que incentiva uma rotina saudável e ativa. Com isso, recompensa os usuários com sua moeda digital, A GMT, por participarem de atividades como caminhadas e corridas.

O game utiliza o conceito move-to-earn, adotado por jogos que pagam seus usuários para praticarem atividades físicas. Esse modelo “FitnessFi” é um segmento que vem crescendo rapidamente, seguindo os passos do play-to-earn.

Não que a gamificação do exercício seja uma novidade, haja vista jogos como Pokemon Go e Wii Sports, que se baseiam na movimentação de seus  jogadores. Contudo, a execução de jogos move-to-earn em uma blockchain permite que os desenvolvedores incorporem criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) como recursos financeiros e recompensas. Como é o caso da Stepn.

O jogo

Para jogar é necessário comprar um tênis NFT e, com ele, o usuário pode caminhar ou correr e ganhar tokens GST, que podem ser usados para subir de nível ou cunhar novos tênis.

O jogador pode optar por alugar ou vender seus tênis NFT no Marketplace no aplicativo. Enquanto isso, os ganhos de GMT dos usuários são armazenados na carteira do aplicativo, que possui uma função de troca integrada.

Stepn foi criado pelo Find Satoshi Lab, um estúdio de fintech com sede na Austrália. A equipe venceu o 2021 Solana Ignition Hackathon Gaming Track e faz parte do grupo DeFi Alliance Gaming.

A criptomoeda

O criptoativo GMT é o token de governança do jogo. Em 26 de março, a criptomoeda estava cotada a R$ 3,70. Nesta segunda-feira (25), já havia saltado para R$ 16.

De acordo com o White Paper do projeto, 6 bilhões de GMTs serão emitidos no total, e 30% deles serão distribuídos aos usuários pelas corridas e pela participação na governança do projeto.

Fora isso, a cada três anos, o GMT vai passar pelo processo de halving, que ocorre quando a emissão do token é diminuída em uma certa quantidade de vezes, garantindo, junto com as queimas, sua escassez.

Vale a pena investir?

Apesar do atual sucesso, a comunidade está pensando no futuro. O plano do jogo é realizar melhorias em sua carteira digital tanto dentro do app quanto na própria blockchain, assim como um sistema de conquistas, um modo de “perseguição”, a possibilidade de alugar e usar tênis alugados de outros jogadores, além de eventos com a comunidade, como uma maratona.

Tudo isso pode garantir um sistema mais robusto e, assim, maior valorização para a Stepn.

Porém, nem só de “hype” momentâneo vive uma cripto. Se a comunidade não for capaz de manter a saúde do projeto, a corrida pode estar perdida.