quinta, 18 de abril de 2024
Bolsa de NY

S&P 500 interrompe quedas em Wall Street meio expectativa sobre alta de impostos e dados de inflação

Enquanto isso, Dow Jones avança e Nasdaq Composite ficou no vermelho

13 setembro 2021 - 19h02Por Reuters

Por Stephen Culp, da Reuters - O índice S&P 500 terminou em alta nesta segunda-feira (13), quebrando uma sequência de cinco dias de quedas, conforme investidores se concentraram em possíveis aumentos de impostos corporativos e nos próximos dados econômicos.

Dow Jones avançou no dia, mas o Nasdaq Composite ficou no vermelho.

Investidores preferiram ações de valor em vez das de crescimento, com papéis mais propícios a se beneficiar de uma economia em recuperação desfrutando dos maiores ganhos percentuais na sessão.

As ações de valor são vistas como "descontadas" e, por isso, teriam mais chances de recuperação mais forte num cenário de retomada da economia. Já os papéis de empresas de crescimento (como as de tecnologia), por operarem em elevado preço por lucro podem parecer caros, a despeito da expansão mais acelerada de seu fluxo de caixa e lucro.

"Provavelmente não haverá muitas surpresas positivas neste mês", disse Liz Young, chefe de estratégia de investimentos da SoFi, em Nova York. "Estamos passando por outro período de volatilidade em que acho que a rotação pode voltar para (ações) cíclicas e para a estratégia de reabertura, à medida que a taxa dos títulos de dez anos aumenta lentamente até o fim do ano."

Participantes do mercado estão focados na provável aprovação do pacote orçamentário de 3,5 trilhões de dólares do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que deverá incluir um aumento da alíquota do imposto corporativo de 21% para 26,5%.

Analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) veem a alíquota do imposto sobre empresas aumentando para 25% e calculam aprovação de cerca da metade de um aumento proposto em tributos sobre o lucro das empresas obtido no exterior, o que para eles reduziria os lucros do S&P 500 em 5% em 2022.

O índice Dow Jones subiu 0,76%, a 34.870 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,23%, a 4.469 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,07%, a 15.106 pontos.