sábado, 04 de dezembro de 2021
Benefício em pauta

Senado discute na próxima semana PEC que abre brecha para a volta do auxílio emergencial

19 fevereiro 2021 - 11h01Por Redação SpaceMoney

Está marcada para a próxima semana a discussão no Senado sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial que, entre outras medidas, prevê uma cláusula de calamidade pública que poderá abrir espaço no Orçamento Federal para novos pagamentos do auxílio emergencial.

A PEC possibilitará que, em momentos de emergência fiscal, algumas despesas federais sejam bloqueadas em prol de gastos prioritários. O congelamento do reajuste do salário de servidores públicos, por exemplo, foi a principal contrapartida citada pelo ministro da Economia para equilibrar as despesas.

O anúncio da pauta foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Flávia Arruda (PL-DF). O encontro foi promovido na última quinta-feira (18) com o intuito de sinalizar que o Congresso permanece comprometido com as pautas emergenciais.

Contudo, mesmo com a aprovação do texto, o auxílio será menor do que o pago no ano passado e não alcançará a mesma parcela da população. A equipe econômica do governo Bolsonaro defende uma redução nas parcelas para R$ 200 ou R$ 250 e critérios mais seletivos para definir quem terá direito aos pagamentos.

Com informações da Agência Senado
 

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Rev Content