domingo, 28 de abril de 2024
Notícias

Senado aprova empréstimo de US$ 40 milhões para Maceió, dado o risco de colapso na cidade

Rodrigo Cunha (Podemos-AL), relator do texto, diz que a prefeitura fará investimentos "na prevenção de catástrofes e proteção de encostas"

06 dezembro 2023 - 08h33Por Redação SpaceMoney
Plenário do Senado FederalPlenário do Senado Federal - Crédito: Foto: Sérgio Lima, Poder 360

Na última terça-feira (5), o plenário do Senado aprovou um empréstimo de US$ 40 milhões do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) à prefeitura de Maceió (AL), com garantia de União. O texto ainda depende da sanção presidencial.

Medida levou em consideração a situação de emergência que a região vive, com o risco de colapso já que o solo está apresentando tremores e afundamento devido a exploração de sal-gema em mina da Braskem (BRKM5).

A matéria aprovada pelo Senado, no entanto, não detalha onde os recursos serão investidos, citando apenas o programa de desenvolvimento urbano do município.

Rodrigo Cunha (Podemos-AL), relator do texto, diz que a prefeitura fará investimentos “na prevenção de catástrofes e proteção de encostas”.

“Na última sexta-feira (1), eu estive pessoalmente com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e ele me deu todas as celeridades necessárias e encaminhou a mensagem para o Senado Federal, que diz respeito a um empréstimo ao município de Maceió”, disse Cunha

“O País inteiro está acompanhando que Maceió está hoje numa situação em que o afundamento dos solos, que há mais de cinco anos é noticiado e acontece, prejudicou a vida das pessoas, a vida também da sociedade, a vida da cidade em si. Através de um empréstimo como esse, será possível investir no desenvolvimento urbano e também em melhoria da qualidade de vida de todos os maceioenses”, acrescentou o relator da matéria.