segunda, 29 de abril de 2024
SpaceMercado

Santander (SANB11) vai avaliar recursos contra decisão do STF sobre PIS e Cofins

Corte decidiu de maneira desfavorável a instituição financeira

13 junho 2023 - 08h32Por Lucas de Andrade

O Santander (SANB11) declarou que vai avaliar a publicação do acórdão referente à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para debater as medidas e os recursos ainda cabíveis, dado que, no entendimento da companhia, alguns pontos não foram apreciados no caso específico do banco por tratar-se de julgamento na modalidade de Repercussão Geral. 

Em sessão virtual finalizada na segunda-feira, 12 de junho, a Corte, por maioria de votos, julgou de maneira desfavorável aos contribuintes o “Tema 372”, onde se discutia o conceito de “Faturamento” para fins de incidência de PIS e COFINS, no período de 1998 a 2014, pela égide da Lei 9.718/1998. 

A matriz brasileira do banco espanhol contabiliza um impacto inicial de R$ 4,5 bilhões.

A instituição financeira destacou que os valores correspondentes a estes processos estão descritos em nota explicativa nas demonstrações financeiras da companhia.

A mesma vai valer, em conjunto com seus auditores externos independentes, os reflexos da decisão do STF nas provisões a serem constituídas neste trimestre, momento em que vai voltar a informar os acionistas e o mercado quanto ao tema.